Em rolê por São Paulo, guitarrista de Paul McCartney se encanta com viola caipira
Já sabemos que Paul McCartney gosta de passear pelas cidades por onde toca. Na atual passagem por São Paulo, quem também aproveitou as poucas horas livres entre um show e outro foi o guitarrista Rusty Anderson, fiel escudeiro do eterno ex-beatle em sua banda solo.
O músico, que daria uma entrevista no Estúdio Aurora, em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, se deparou com a oficina do luthier Renato Moikano, a Major Tone Guitars, que fica no mesmo local. A curiosidade pelos instrumentos, principalmente uma viola caipira, o fez visitar o local.
"Ele colou e trocamos uma ideia. Eu estava com uma viola na bancada e ele pirou na afinação. Falamos sobre a sonoridade do instrumento, construção e tal", disse Renato ao UOL, que foi pego de surpresa com a aparição do músico. O luthier publicou um registro do encontro no Instagram. "Ele não conhecia a viola caipira e curtiu o som. Ele respondeu que era 'tipicamente south american' e mostrei alguns acordes pra ele".
A viola em questão que cativou o músico é uma Giannini de 10 cordas afinada em Cebolão em Ré. O peculiar nome da afinação, inclusive, foi motivo de piada para explicar para o americano sua origem. Segundo os ditos populares, o instrumento afinado desta maneira faz as pessoas chorarem "como se estivessem cortando cebola". "Aí tentei traduzir isso pra 'Big Onion on D', que foi talvez meu momento bilíngue mais brilhante", se diverte o luthier.
Checando os outros instrumentos que estavam no local, ele ainda se deparou com um violin bass da Univox, muito parecido com o tradicional Hofner inseparável de McCartney.
Antes de integrar definitivamente a banda de Paul McCartney, Rusty Anderson sempre foi um músico respeitado na comunidade por colaborar em estúdio e nos palcos com artistas como Elton John, Joe Cocker, Sinéad O'Connor, Rihanna e outros. Em 2001, ele e o baterista Abe Laboriel Jr. foram convidados para tocar com Paul no álbum "Driving Rain", onde montaram a formação da banda que segue com ele até hoje.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.