Topo

Loki invadiu a Terra por causa da Capitã Marvel, diz teoria de "Vingadores"

Brie Larson em "Capitã Marvel" - Divulgação
Brie Larson em "Capitã Marvel" Imagem: Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

25/03/2019 11h45

ATENÇÃO: O TEXTO CONTÉM SPOILERS DE "CAPITÃ MARVEL"

O filme "Capitã Marvel" surgiu para dar um novo rumo para a saga contada no universo cinematográfico da Marvel, que chega ao seu clímax no mês que vem em "Vingadores: Ultimato". E, de acordo com uma nova teoria elaborada pelo site Screen Rant, a personagem amarra um dos pontos soltos na trama, tendo sido decisiva para a invasão de Loki à Terra, a mando de Thanos, no primeiro "Vingadores".

"Capitã Marvel" se passa em 1995 e revela que a Terra foi invadida por alienígenas antes dos Chitauri, já que Krees e Skrulls chegam ao planeta na trama. Um dos centros do enredo é mostrar como um velho conhecido, o Tesseract, ou a joia do espaço, é buscado para servir como ferramenta para viagens na velocidade da luz.

Essa joia do espaço foi parar nas mãos de Thanos em "Vingadores: Guerra Infinita", e foi a razão do vilão ter enviado Loki à Terra no primeiro "Os Vingadores". A joia do espaço também é responsável por dar os poderes à Capitã, o que, teoricamente, pode ser o motivo para Thanos ter notado sua presença na Terra.

A teoria do Screen Rant diz que a explosão que levou Capitã Marvel a ter seus poderes também levou Loki à Terra alguns anos depois e que pegar a joia não era o único objetivo de Thanos.

O desfecho de Capitã Marvel a coloca mandando um recado claro de que o planeta está sob sua proteção, o que explicaria porque não houve outras invasões antes dos Chitauri. Isso teria também chamado a atenção de Thanos. Preferindo mandar comandados para suas missões, o vilão escolheu Loki não só para ir atrás da joia do espaço, mas também com o intuito de saber a situação da Terra.

Thanos ainda não sabia da existência dos Vingadores - que se juntariam justamente contra Loki -, mas teria a intenção de saber em que condições estava a Terra e se Capitã Marvel ainda era uma ameaça para seus planos.

Como mostra a cena no meio dos créditos, a Capitã Marvel não conseguiu retornar de sua missão espacial até depois do estalar de dedos de Thanos. Como ela não apareceu nas invasões alienígenas anteriores, o vilão deve crer que ela não representa um risco ou até morreu, mas deve ser surpreendido por sua aparição no desenrolar de "Ultimato". E talvez aí esteja a chave para que os Vingadores consigam bater de frente com Thanos.