Topo

"Star Wars": Duelo de sabres de luz é reconhecido como esporte na França

Luke Skywalker testa o sabre de luz em "Star Wars: Uma Nova Esperança" - Divulgação
Luke Skywalker testa o sabre de luz em "Star Wars: Uma Nova Esperança" Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

19/02/2019 13h12

Fãs de "Star Wars" podem começar a pensar em tirar férias na França: o país europeu é o primeiro a oficialmente reconhecer o duelo de sabres de luz como um esporte competitivo, através da respeitada federação de esgrima francesa.

Segundo o "The Guardian", o reconhecimento significa que a federação vai incluir as réplicas de plástico dos sabres de luz dos filmes de "Star Wars" em seus centros de treinamento, e começar a qualificar professores especializados na "modalidade".

A federação revelou que a aproximação da cultura pop é uma tentativa de quebrar "os hábitos sedentários da vida no século 21". "Isso é um problema de saúde pública com a nova geração. Eles não se exercitam", comentou Serge Aubaily, secretário-geral da instituição.

"Estamos tentando criar uma ligação entre a nossa disciplina e tecnologias modernas, para que a participação em esportes pareça natural para estas pessoas", continuou. "Os filmes de capa e espada [como Zorro e Robin Hood] sempre tiveram impacto na apreciação pelo nosso esporte, e filmes de sabres de luz também podem ter".

A federação até mesmo criou regras para os duelos, mantendo em vista a segurança dos praticantes, mas também a "beleza plástica" do esporte. "Queríamos produzir algo que realmente lembrasse os filmes", disse Michael Ortiz, que organizou o primeiro torneio nacional de duelos.

Assim, dois competidores se enfrentam em uma arena circular marcada no chão. Atingir o adversário na cabeça ou no corpo vale cinco pontos; nos braços e pernas,  três pontos; e nas mãos, um ponto. O vencedor é quem alcançar 15 pontos primeiro, ou sair dos três minutos máximos de combate com mais pontos.