"Star Wars": Duelo de sabres de luz é reconhecido como esporte na França
Fãs de "Star Wars" podem começar a pensar em tirar férias na França: o país europeu é o primeiro a oficialmente reconhecer o duelo de sabres de luz como um esporte competitivo, através da respeitada federação de esgrima francesa.
Segundo o "The Guardian", o reconhecimento significa que a federação vai incluir as réplicas de plástico dos sabres de luz dos filmes de "Star Wars" em seus centros de treinamento, e começar a qualificar professores especializados na "modalidade".
A federação revelou que a aproximação da cultura pop é uma tentativa de quebrar "os hábitos sedentários da vida no século 21". "Isso é um problema de saúde pública com a nova geração. Eles não se exercitam", comentou Serge Aubaily, secretário-geral da instituição.
"Estamos tentando criar uma ligação entre a nossa disciplina e tecnologias modernas, para que a participação em esportes pareça natural para estas pessoas", continuou. "Os filmes de capa e espada [como Zorro e Robin Hood] sempre tiveram impacto na apreciação pelo nosso esporte, e filmes de sabres de luz também podem ter".
A federação até mesmo criou regras para os duelos, mantendo em vista a segurança dos praticantes, mas também a "beleza plástica" do esporte. "Queríamos produzir algo que realmente lembrasse os filmes", disse Michael Ortiz, que organizou o primeiro torneio nacional de duelos.
Assim, dois competidores se enfrentam em uma arena circular marcada no chão. Atingir o adversário na cabeça ou no corpo vale cinco pontos; nos braços e pernas, três pontos; e nas mãos, um ponto. O vencedor é quem alcançar 15 pontos primeiro, ou sair dos três minutos máximos de combate com mais pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.