Topo

Oscar corta 4 categorias de transmissão para TV e recebe protestos

Premiações de quatro categorias técnicas não serão exibidas na TV - Christopher Polk/Getty Images
Premiações de quatro categorias técnicas não serão exibidas na TV Imagem: Christopher Polk/Getty Images

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

12/02/2019 09h13

Agora já se sabe quais as categorias que ficarão de fora da transmissão televisiva do Oscar 2019. De acordo com a revista "The Hollywood Reporter", os prêmios de fotografia, edição, curta-metragem live-action e maquiagem e cabelo serão entregues nos intervalos comerciais da premiação, diferentemente do que ocorreu em edições anteriores.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood já havia anunciado em agosto a intenção de cortar algumas categorias da transmissão televisiva, de forma a torná-la mais enxuta e conter a queda de audiência que ela vem enfrentando nos últimos anos. A ideia é entregar 24 prêmios em apenas três horas.

A revelação das categorias cortadas, no entanto, foi recebida com protestos por parte da indústria cinematográfica.

Guillermo Del Toro, que levou os prêmios de melhor filme e melhor diretor em 2018 com "A Forma da Água", criticou a decisão da Academia de excluir as categorias de fotografia e edição. "Fotografia e edição são a alma do nosso ofício. Elas não são herdadas do teatro ou da literatura: elas são o cinema em si".

Outros nomes do mercado, como o roteirista Chris Schleicher ("The Mindy Project"), classificaram a decisão como "reprovável" e "desrespeitosa".

"O Oscar é chamado de elitista, mas é uma das únicas premiações que exibe na TV os vencedores das categorias técnicas. Essa decisão é reprovável. Vergonha, Academia. Vergonha, ABC. Se você não ama um Oscar com mais de três horas, você não ama o Oscar"

Ainda segundo a "Hollywood Reporter", o presidente da Academia, John Bailey, anunciou que as quatro categorias terão seus prêmios exibidos online e terão lugar garantido na TV no próximo ano. Há também a possibilidade de que os discursos dos vencedores sejam exibidos mais tarde durante a premiação.