Topo

Greta Van Fleet vence duelo de "novos grandes" do rock com o Ghost no Grammy

A banda Greta Van Fleet - Reprodução
A banda Greta Van Fleet Imagem: Reprodução

Maurício Dehò

do UOL, em São Paulo

11/02/2019 07h13

Uma banda calcada no Led Zeppelin ou outra com um pé no hard rock das antigas e que aposta em máscaras e fantasias - incluindo de Papa? O Grammy 2019 marcou um duelo entre as duas grandes apostas do rock no momento, as esperanças de encher arenas e atrair jovens fãs ao gênero. E quem ficou com a estatueta neste domingo (10) foi a Greta Van Fleet, atração do Lollapalooza 2019, em São Paulo.

Na cerimônia realizada à tarde nos EUA, que abrange as categorias em disputa que não são apresentadas durante o evento de gala, à noite, a Greta Van Fleet foi anunciada como vencedora do melhor álbum de rock, mas pelo que é considerado um EP, "From the Fires", lançado em 10 de novembro de 2017.

Curiosamente, o Led Zeppelin não ganhou Grammys na época dos lançamentos de seus discos, apesar de ser indicado algumas vezes. A banda passou a ser agraciada no Hall da Fama, a partir de 1999. A estatueta de melhor disco de rock veio em 2014, com o ao vivo "Celebration Day", com a reunião da banda.

Tobias Forge, líder do Ghost, e sua mulher no Grammy - Getty Images - Getty Images
Tobias Forge, líder do Ghost, e sua mulher no Grammy
Imagem: Getty Images

O Ghost concorreu com seu quarto álbum, "Prequelle", um dos mais comerciais em termos de som da banda e com a continuação da saga de seus "Papas". Agora, na verdade, o vocalista Tobias Forge assumiu o papel de Cardinal Copia. Suas aparições sem estar caracterizado ainda são uma novidade e Forge apareceu como ele mesmo, ao lado de sua mulher, no Grammy deste domingo.

Também concorreram ao prêmio Alice in Chains, Fall Out Boy e Weezer.

Como os integrantes da Greta Van Fleet não compareceram, o Grammy aceitou a estatueta por eles.

A Greta Van Fleet toca no Lollapalooza em São Paulo no dia 7 de abril, domingo. Além disso, se apresenta em uma das Lolla Parties, em 8 de abril, na Audio Club.

Categoria metal

O High on Fire com seu Grammy - Getty Images - Getty Images
O High on Fire com seu Grammy
Imagem: Getty Images

Na categoria melhor performance de metal, o vencedor foi o High on Fire, que não escondeu a surpresa: "Que viagem", disseram, ao subir no palco". 

A banda californiana de stoner metal, fundada em 1998, foi premiada pela música "Eletric Messiah", do disco de mesmo nome, e concorreu com Deafheaven, Between the Buried and Me, Trivium e Underoath.

O High on Fire tem oito álbuns lançados e conta com Matt Pike na voz e guitarra, Jeff Matz no baixo e Des Kensel na bateria.

Confira as premiações nas categorias de rock:

Melhor performance de rock
"Four Out of Five" - Arctic Monkeys
"When Bad Does Good" - Chris Cornell
"Made an America" - The Fever 333
"Highway Tune" - Greta Van Fleet
"Uncomfortable" - Halestrom

Melhor canção de rock
"Black Smoke Rising" - Greta Van Fleet
"Jumpsuit" - Twenty One Pilots
"Mantra" - Bring Me the Horizon
"Masseduction" - St. Vincent
"Rats" - Ghost

Melhor álbum de rock
"Rainier Frog" - Alice in Chains
"Mania" - Fall Out Boy
"Prequelle" - Ghost
"From the Fires" - Greta Van Fleet
"Pacific Daydream" - Weezer