Topo

Liam Neeson diz que "quis matar um homem negro" quando amiga foi estuprada

O ator Liam Neeson - Evan Agostini/Invision/AP
O ator Liam Neeson Imagem: Evan Agostini/Invision/AP

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

04/02/2019 15h45

O ator Liam Neeson resgatou, em entrevista ao "The Independent", uma história sinistra de sua juventude. Promovendo o filme "Vingança a Sangue Frio", seu novo épico de ação, em que interpreta um homem buscando vingança pela morte de seu filho, Neeson refletiu sobre seu próprio relacionamento com a vingança.

"Eu espero que você nunca tenha alguém muito próximo a você ferido em circunstâncias criminosas", comentou Neeson, dizendo que "conseguia entender" o instinto de vingança de seu personagem.

O ator contou que, certa vez, voltou para sua casa em Londres (no Reino Unido) após uma viagem e descobriu que uma de suas melhores amigas havia sido estuprada. "Ela lidou com tudo de forma extraordinária, foi muito forte", comentou.

"Mas minha reação imediata foi... Eu perguntei se ela sabia quem foi, e ela disse que não. Perguntei se era alguém branco ou negro, e ela disse negro", continuou Neeson. "Eu fui para a rua com um cassetete, esperando que alguém me abordasse".

"Eu sinto vergonha de dizer isso hoje em dia. Eu fiquei andando pela rua todas as noites por uma ou duas semanas, esperando que algum negro viesse para cima de mim ou algo assim. Para que eu pudesse... mata-lo", completou.

"Eu nunca disse isso para a minha amiga. Ela me perguntava: 'Onde você está indo?'. E eu dizia que ia dar uma volta. Ela perguntava se havia algo errado, e eu dizia que não", disse ainda.

"Foi horrível, horrível, horrível que eu tenha feito isso", frisou o ator. "Eu nunca admiti isso para ninguém, e agora estou falando para um jornalista. Deus me perdoe"