PUBLICIDADE
Topo

"Moça da água" do Globo de Ouro processa empresa que a deixou famosa; entenda

"Moça da água" rouba cena de famosos no Globo de Ouro e faz a alegria da web - Stefanie Keenan/Getty Images for FIJI Water
"Moça da água" rouba cena de famosos no Globo de Ouro e faz a alegria da web Imagem: Stefanie Keenan/Getty Images for FIJI Water

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

01/02/2019 19h33

A modelo canadense Kelleth Cuthbert, que roubou a atenção no Globo de Ouro 2019 e teve seus 15 minutos de fama como a "Moça da Água", está processando a empresa Fiji Water, aquela mesma que a contratou para a premiação.

O E!News teve acesso a documentos que revelam que a modelo entrou na Justiça contra a marca por "uso não autorizado de imagem, semelhança e identidade". Ou seja, Kelleth está processando a Fiji Water por usar sua imagem como foco de uma campanha de marketing mundial, inspirado pelo sucesso que a jovem teve no Globo de Ouro.

Os registros oficiais apontam que ela nunca deu autorização para que a Fiji Water usasse sua imagem em recortes de papelão. Por fim,  Kelleth afirma que a companhia a pressionou a assinar um "documento falso" autorizando o uso de sua imagem.

A "moça da água" do Globo de Ouro atacou novamente atrás da atriz Lucy Boynton, de "Bohemian Rhapsody" - Stefanie Keenan/Getty Images for FIJI Water - Stefanie Keenan/Getty Images for FIJI Water
A "moça da água" do Globo de Ouro atacou novamente atrás da atriz Lucy Boynton, de "Bohemian Rhapsody"
Imagem: Stefanie Keenan/Getty Images for FIJI Water

"Este processo é frívolo e inteiramente sem mérito. Depois de viralizar no Globo de Ouro, negociamos um acordo generoso com a Sra. Cuthbert, que ela violou flagrantemente. Estamos confiantes de que vamos prevalecer no tribunal", disse, em comunicado ao E!News, a Fiji.

Os advogados da modelo rebateram. "Processar a Fiji foi um último recurso para Cuthbert, que esperava resolver discretamente essa disputa. A empresa usou sua imagem sem contrato, sem consentimento e sem pagá-la, tudo pelo ganho financeiro de Fiji Water."

"Os modelos ganham a vida com o uso de sua imagem. Ninguém esperaria que outras profissões trabalhassem de graça", acrescentou os representantes. "A campanha de recorte de papelão de Fiji Water usou a imagem de Cuthbert ilegalmente e ela só quer o que é justo."

QUEM É A MOÇA DA ÁGUA

Kelleth é canadense e, de acordo com seu site pessoal, a modelo de 1,75 m trabalhou com várias agências nos Estados Unidos e no Canadá, incluindo Wilhelmina em Los Angeles, Heffner em Seattle, Donna Baldwin em Denver, Key em Vancouver e Plutino em Toronto.

Surfando na fama instantânea pós-Globo de Ouro, ela acabou gravando participações nos programas "Good Morning America", "The Late Late Show with James Corden" e "Inside Edition", da apresentadora Deborah Norville. Até o site pornô xHamster entrou na onda e postou no Twitter que estava oferecendo um contrato de US$ 100 mil para a jovem manter o elenco de seus filmes "hidratado".

Na época, Kelleth postou um vídeo publicitário em que, bem-humorada, recebe o prêmio de melhor coadjuvante do Globo de Ouro e agradece a celebridades como Richard Madden e Nicole Kidman pela graça alcançada. "Eu nem sei o que dizer, não estava esperando. Parece que ontem era apenas uma garota normal me preparando para o Globo de Ouro e foi uma honra estar lá", brincou a modelo.

Em uma entrevista recente para um site de Toronto, sua cidade natal, Kelleth falou sobre o papel das redes sociais na sua carreira. 

"Instagram é o que você faz dele. Você precisa dele para conseguir empregos agora, especialmente em Los Angeles. Quando você vai a castings, muitos clientes querem saber quantos seguidores no Instagram você tem. É uma triste realidade porque não se trata apenas de suas habilidades de modelagem", disse ela, quadruplicou o número de seus seguidores após a premiação.

Kelleth é casada com o fotógrafo Christopher Von Steinbach desde 2011 e, juntos, os dois adotaram um cachorro chihuahua chamado Pablo. Eles moram em Los Angeles.