Topo

Trailer de novo "Homem-Aranha" tem xingamento alterado para adaptar ao público

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

15/01/2019 15h28

A Sony Pictures divulgou nesta terça-feira (15) o novo trailer de "Homem-Aranha: Longe de Casa" e tomou um cuidado peculiar. Ela mudou um xingamento que um personagem dirige a Peter Parker, embora o sentido da frase continue o mesmo.

No trailer divulgado para os americanos, Peter Parker é ofendido por Flash Thompson, um colega da escola, com a gíria: "dickwad", algo como babaca ou mané. No trailer internacional, o mesmo personagem xinga Parker de "loser", que significa perdedor (compare no vídeo).

A mudança pode ser explicada como uma forma de adaptar da fala do personagem ao público internacional. Enquanto palavra "dickwad" é menos usada, "loser" é reconhecida internacionalmente como gíria para mané.

Um caso famoso de redublagem de um filme para adaptá-lo a diferentes mercados é o de "O Demolidar", de 1993, com Sylvester Stallone, Sandra Bullock e Wesley Snipes. Naquela época, o personagem de Stallone entra em um restaurante Taco Bell e a marca é mostrada em um merchandising. Porém nos países onde o Taco Bell não tinha filiais, a logomarca foi substituída pela Pizza Hut e Stallone dublou novamente falando o nome da pizzaria.