Topo

"Bird Box": Como são as criaturas que aterrorizam Sandra Bullock?

Sandra Bullock em cena de "Bird Box", filme de terror da Netflix - Divulgação
Sandra Bullock em cena de "Bird Box", filme de terror da Netflix Imagem: Divulgação

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

26/12/2018 18h56

ATENÇÃO: O texto a seguir tem informações que podem revelar detalhes da trama de "Bird Box".

Filmes de terror com monstros, criaturas e entidades têm duas escolhas: criar um ser temível e mostrá-lo na câmera ou deixar o mistério no ar. "Bird Box", disponibilizado recentemente na Netflix, escolheu pelo segundo caminho. Sandra Bullock passou por muitos perrengues na filmagem, mas não teve que encarar de frente seu algoz.

Embora a diretora Susanne Bier tenha admitido recentemente que houve uma cena cortada do filme onde as criaturas seriam reveladas, a decisão final optou por ocultar os monstros que obrigam os protagonistas do filme a viverem vendados durante boa parte da trama.

É claro que a decisão de ocultar a face das criaturas fez com que a internet levantasse diversas teorias sobre a aparência das entidades. No longa, só "sentimos" a presença deles através do movimento das folhas e a inquietação dos pássaros, mas a resposta sobre a sua aparência pode estar com um dos coadjuvantes de "Bird Box": Gary.

O personagem aparece na metade do filme de maneira inocente, mas se revela ser um dos "loucos" que força os sobreviventes a olharem o mundo exterior.

Quando já está acolhido pelos moradores da casa, Gary inicia um surto, abre um caderno e espalha em uma mesa diversos desenhos com várias versões das criaturas. Em preto e branco, as gravuras vão desde uma espécie de polvo com tentáculos e várias versões com feições de caveira. 

Teria a criatura diversas identidades?

Os desenhos de Gary em "Bird Box" - Reprodução - Reprodução
Os desenhos de Gary em "Bird Box"
Imagem: Reprodução

Os desenhos de Gary, por outro lado, não batem muito com a descrição dada por Sandra Bullock em uma entrevista recente. Isso porque as criaturas quase apareceram no filme.

O roteirista Eric Heisserer disse ao site BloodyDigusting que teve escrever uma cena "na marra" a pedido dos produtores. "Fiz uma sequência de um pesadelo onde a Malorie [Sandra Bullock] se depara com um dentro da casa", afirmou.

A atriz, por sua vez, descreveu a criatura como "um homem verde com uma cara de bebê horrorosa". "Ele era meio cobra e eu não queria ver o que ia acontecer. Ele simplesmente entrou no quarto e nós fizemos a cena. Eu virei pro lado e ele estava rosnando. Era um longo e gordo bebê".

No fim das contas, a decisão dos produtores e da diretora foi de cortar a cena com medo de que a criatura se tornasse "engraçada" em um filme de terror. Um dos designers que ajudou a criar o visual do tal monstro chegou a mostrar seu conceito no Instagram. O modelo apresentado por ele não lembra muito os desenhos de Gary, mas se aproxima bastante da descrição dada por Bullock.

"Foi muito fácil para a cena ficar engraçada. Nós filmamos e gastamos muito tempo nela, mas todas as vezes que assistia eu sentia que ela não seria tensa. Só engraçada".