Topo

Festival de Berlim seleciona 2 filmes brasileiros, incluindo drama LGBTQ+

Marco Nanini está no elenco de "Greta", filme selecionado para o Festival de Berlim - AgNews / AgNews
Marco Nanini está no elenco de "Greta", filme selecionado para o Festival de Berlim Imagem: AgNews / AgNews

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

18/12/2018 10h53

Dois filmes brasileiros farão sua estreia mundial no Festival de Berlim 2019, na mostra Panorama. Os títulos foram anunciados nesta segunda-feira (18), e o festival ocorre entre os dias 7 e 17 de fevereiro.

Um dos longas é o drama "Greta", estreia na direção de Armando Praça, que trabalhou como roteirista em "Me Chama de Bruna" e diretor de elenco em "Praia do Futuro". O elenco inclui Marco Nanini e Denise Weinberg.

Na trama de "Greta", conhecemos um enfermeiro gay na terceira idade, que leva um de seus pacientes para casa. Lá, o rapaz descobre um mundo "paralelo" que existe nas beiras da sociedade, com a ajuda da vizinha do protagonista, uma mulher transgênero.

O outro título é "Estou me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar", documentário de Marcelo Gomes ("Cinema, Aspirinas e Urubus"). O diretor visita a cidade de Toritama, conhecida como a capital dos jeans. Lá, os trabalhadores da indústria têxtil só tem folga em sua rotina corrida quando chega o Carnaval.

Os dois selecionados brasileiros dividem a mostra Panorama com outras produções de destaque ao redor do mundo, como "A Dog Called Money", documentário sobre a vida e música de PJ Harvey.

"Mid90s", primeiro filme dirigido pelo ator Jonah Hill ("O Logo de Wall Street"), também entrou na lista. A história acompanha a vida de um adolescente skatista durante os anos 1990.

Já "Skin", do cineasta israelense Guy Nativv, traz elenco estrelado que inclui Jamie Bell ("Quarteto Fantástico") e Vera Farmiga ("Bates Motel"). O filme mergulha na cena neonazista norte-americana.