Topo

Morre Stephen Hillenburg, criador do Bob Esponja, aos 57 anos

Stephen Hillenburg, criador de Bob Esponja, em evento de 2006 - Junko Kimura/Getty Images
Stephen Hillenburg, criador de Bob Esponja, em evento de 2006 Imagem: Junko Kimura/Getty Images

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

27/11/2018 15h32

Stephen Hillenburg, criador do personagem Bob Esponja, morreu aos 57 anos de idade. De acordo com a Variety, ele sofria de esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva e irreversível.

"Estamos incrivelmente tristes com a notícia da morte de Steve Hillenburg após sua batalha contra a ELA", diz comunicado da Nickelodeon desta terça-feira (27). "Ele era um amigo querido e um parceiro criativo de todos. Bob Esponja tinha um senso de humor único e uma inocência que trouxe alegria para muitas gerações de crianças e famílias em todos os lugares".

LEIA MAIS:

Bob Esponja chorando - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O animador deixa sua esposa, Karen Hillenburg, e um filho, Clay.

Hillenburg nasceu em 21 de agosto de 1961 em Oklahoma, nos Estados Unidos. Em 1984, ele se formou na faculdade, onde estudou biologia marinha e posteriormente deu aulas sobre o assunto na Orange County Marine Institute.

O interesse pela vida marinha e o amor pela ilustração fizeram com que unisse suas duas paixões na hora de criar personagens e desenhos. Em 1987, começou a estudar animação experimental e mergulhou no setor artístico.

Entre 1993 e 1996, ele trabalhou como diretor de criação da animação "A Vida Moderna de Rocko". Com o fim do desenho, boa parte desta equipe se reuniria posteriormente para formar o time que idealizou Bob Esponja, cujo primeiro episódio de "Bob Esponja" foi ao ar nos Estados Unidos em 1º de Maio de 1999.