Topo

Adeus? "The Walking Dead" dá despedida misteriosa para Rick

Rick (Andrew Lincoln) em sua despedida de "The Walking Dead" - Gene Page/AMC/Divulgação
Rick (Andrew Lincoln) em sua despedida de "The Walking Dead"
Imagem: Gene Page/AMC/Divulgação

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

05/11/2018 01h28

ATENÇÃO: O texto abaixo contém spoilers de “The Walking Dead”. Não leia se não quiser saber o que acontece.

Adeus, Rick Grimes! Ou melhor: até logo!

Protagonista de “The Walking Dead” desde seu princípio, o ex-xerife interpretado por Andrew Lincoln por nove temporadas deixou a série no episódio deste domingo (4), intitulado “What Comes After” (“O Que Vem Depois”, na exibição em português). E é importante frisar que ele deixou a série. O destino do personagem ficou surpreendentemente em aberto, o que foi explicado quando o canal AMC anunciou, logo após a exibição, que Lincoln retornará ao papel de Rick em uma série de filmes que irá expandir o universo da produção. 

É uma opção que certamente causará estranhamento a muitos espectadores, considerando que desde o meio do ano já se alardeava a despedida de Lincoln -- e que no último mês a AMC fez uma divulgação pesada dos últimos momentos de seu personagem. 

Rick encerrou sua participação na série ainda vivo, embora gravemente ferido. Ele foi levado por Jadis (Pollyanna McIntosh) de helicóptero rumo a um local desconhecido.

Ainda que não definitiva, a despedida foi sentimental, e fez acenos ao passado e ao futuro da série, em um de seus melhores episódios em anos. O passado foi representado pelos retornos de Jon Bernthal (Shane), Sonequa Martin Green (Sasha) e Scott Wilson (Hershel), todos distantes da série há anos; Wilson morreu em outubro, aos 76 anos, vítima de leucemia. Já o futuro veio na forma de mais um novo salto temporal, que nos apresentou a uma Judith de dez anos, atirando em zumbis e usando o chapéu do irmão Carl (Chandler Riggs).

Como foi a despedida

Shane (Jon Bernthal) reapareceu para a despedida de Rick na nona temporada de "The Walking Dead" - Reprodução - Reprodução
Shane voltou para se despedir de Rick
Imagem: Reprodução

No início do capítulo, Rick surge falando com sua versão mais nova, no hospital em que acordou do coma, ainda no início da série. Da janela, ele vê um enxame de helicópteros enquanto diz a si mesmo: “Você tem que acordar”.

Quando ele acorda, ele está na situação pouco favorável em que se viu no episódio anterior: caído sobre uma pedra, com uma barra de ferro perfurando seu abdômen e cercado por zumbis. Ele consegue se libertar usando o cinto como apoio para puxar seu corpo, e monta novamente no cavalo que o havia jogado no chão.

Seguido pela horda de zumbis, ele consegue cavalgar até uma cabana abandonada, onde entra procurando ajuda e acaba pegando no sono. De repente, ele se vê em Atlanta com Shane, no clima dos bons tempos antes de o amigo se tornar seu adversário. Rick diz que está à procura de sua família, e Shane pergunta como vai a filha dele, referindo-se a Judith, fruto do caso que ele teve com Lori (Sarah Wayne Callis) no passado: “Ela tem os meus olhos, né?”. Rick pede desculpas ao amigo por tê-lo matado, e ouve um “tinha que ser você”. Depois de dar palavras de incentivo a Rick, Shane grita um “acorde”, e o protagonista acorda logo antes de ser atacado por um zumbi.

Leia também

O xerife consegue escapar com o cavalo, mas não demora a delirar de novo. Dessa vez, ele está na fazenda ao lado de Hershel, a quem pede desculpas por tudo o que aconteceu com sua família – particularmente, com Maggie (Lauren Cohan). O xerife então diz que está cansado e que talvez possa encontrar sua família ali, mas ouve uma negativa de Hershel, que pede para ele despertar. 

Rick acorda brevemente antes de perder a consciência mais uma vez. Agora, ele caminha em um corredor de hospital, até uma porta onde se lê “não abra, mortos dentro”. Ao adentrar a sala, ele se depara com vários corpos no chão, incluindo muitos de seus amigos. Sasha se levanta e diz a ele que todos fizeram sua parte. “Você não vai encontrar sua família porque ela não está perdida. E nem você está”, diz ela, antes de lembrá-lo de que o universo tende ao amor e pedir que ele acorde.

O xerife se levanta já no acampamento, onde foi jogado pelo cavalo. Ele mata alguns zumbis com sua arma antes de decidir conduzir a horda de para a ponte que estava construindo, na esperança de que ela sucumba ao peso e mande os mortos-vivos rio abaixo. No meio do caminho, Rick sucumbe mais uma vez e tem uma visão de Michonne (Danai Gurira). Enquanto o resto de seu grupo enfrenta os zumbis, ela pede que ele lute. Rick então se declara: “Você é a minha família. Eu encontrei você”.

Jadis (Pollyanna McIntosh) em cena da nona temporada de "The Walking Dead" - Jackson Lee Davis/AMC/Divulgação - Jackson Lee Davis/AMC/Divulgação
Para onde será que Jadis levou Rick?
Imagem: Jackson Lee Davis/AMC/Divulgação

Ele volta a si no mesmo local, e continua caminhando pela ponte. Para seu desespero, porém, a construção continua intacta.

Quando um zumbi está prestes a atacar Rick, Daryl (Norman Reedus) o salva com suas flechas. Atrás dele, surge o resto do grupo, com Michonne, Maggie e Carol (Melissa McBride) na linha de frente. Eles tentam salvar o xerife, que, por sua vez, tenta afastá-los. Ao ver uma caixa de dinamites na ponte, Rick decide se sacrificar e dispara, dizendo “eu os encontrei”. O que se segue é uma grande explosão, que deixa todos arrasados.

Pouco depois, porém, é revelado que Rick sobreviveu. Ele é encontrado por Jadis, que aguardava um misterioso helicóptero para ser resgatada. Ela pede ajuda ao piloto, dizendo que Rick é uma pessoa que salvou sua vida. Na cena seguinte, ele está voando com Jadis, enquanto ela o tranquiliza.

Judith (Cailey Fleming) após salto temporal da nona temporada de "The Walking Dead"  - Jackson Lee Davis/AMC - Jackson Lee Davis/AMC
Judith cresceu!
Imagem: Jackson Lee Davis/AMC

E é no campo em que o helicóptero decolou que vem o salto temporal. Um grupo de novos personagens, liderados por Magna (Nadia Hilker), é cercado por zumbis. Uma pessoa desconhecida então atira nos mortos para que eles consigam fugir. Quando eles se deparam com a salvadora, ela se apresenta: Judith Grimes.

Maggie e Negan

O episódio ainda contou com o prometido confronto entre Maggie e Negan (Jeffey Dean Morgan). A viúva de Glenn (Steven Yeun), que passou anos esperando para se vingar da morte do marido, entra na cela do vilão para finalmente matá-lo.

Negan começa debochado e a provoca, perguntando por que ela demorou tanto tempo. Para a surpresa de Maggie, porém, Negan começa a chorar e a implorar para para que ela tire sua vida, pois assim poderia finalmente se reencontrar com sua falecida mulher, Lucille.

Em choque, Maggie decide deixá-lo viver, pois o sofrimento em vida seria uma punição pior do que a morte.

"The Walking Dead" vai ao ar no Brasil aos domingos, às 00h30, nos canais pagos Fox e Fox Premium 2 e no aplicativo da Fox. Ainda serão exibidos neste mês os três episódios restantes da primeira metade da nona temporada.