Topo

Austrália comemora 45 anos de AC/DC com moedas especiais

AC/DC faz show no Nationwide Arena em Columbus, Ohio, nos EUA - Amy Harris/Invision/AP
AC/DC faz show no Nationwide Arena em Columbus, Ohio, nos EUA Imagem: Amy Harris/Invision/AP

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

03/10/2018 11h36

O governo da Austrália vai lançar uma coleção de moedas especiais para celebrar os 45 anos dos roqueiros do AC/DC. De acordo com o “Blabbermouth”, a casa da moeda australiana fez uma parceria com a Questacon para produzir os objetos, que tem desenhos e formatos especiais.

Serão lançadas moedas de 50 centavos e de cinco dólares australianos. Na de menor valor, há a inscrição “45 anos de trovão”, uma referência ao hit da banda “Thunderstruck”. Do outro lado aparece a rainha Elizabeth 2ª .

Austrália lança moeda comemorativa do AC/DC - Divulgação - Divulgação
A moeda de 5 dólares australianos
Imagem: Divulgação
Austrália lança moeda comemorativa do AC/DC - Divulgação - Divulgação
A moeda de 50 centavos
Imagem: Divulgação

A de cinco dólares é diferente, em formato triangular e em tons mais escuros. O raio do logotipo da banda aparece em amarelo e mais uma vez o guitarrista Angus Young aparece no desenho. A rainha também estampa o lado oposto.

A produção das moedas é limitada a 30 mil unidades para a de 50 centavos e 10 mil para a de cinco dólares.

Segundo a casa da moeda, a parceria com a Questacon – o centro nacional de ciência e tecnologia do país – deu um detalhe a mais para a produção das moedas. Uma pequena parte delas, apenas dez unidades, foi eletrocutada com 3,5 milhões de volts, como num raio, também em referência a “Thunderstruck”.

“O AC/DC é famoso por sua energia eletrizante. Está na música, nos títulos de suas músicas e no seu logotipo. Achamos que uma banda icônica como essa merecia moedas de alta voltagem”, disse Ross MacDiarmid, da casa da moeda australiana.

De acordo com a imprensa internacional, o AC/DC atualmente está em estúdio gravando um novo álbum de inéditas. Fotos extraoficiais flagraram o vocalista Brian Johnson e o baterista Phil Rudd no estúdio canadense em que o grupo costuma gravar seus discos, indicando um retorno destes integrantes após a turnê que teve Axl Rose nos vocais.