PUBLICIDADE
Topo

Ziraldo recupera movimentos e acorda falante, dizem familiares

Ana Colla/Divulgação
Imagem: Ana Colla/Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

27/09/2018 11h03

O cartunista Ziraldo, que sofreu um AVC e foi internado na quarta-feira (26), em estado grave, deu indícios positivos em sua recuperação, de acordo com familiares. O mineiro, que chegou ao hospital com parte do corpo dormente e com dificuldades de comunicação, acordou melhor nesta quinta-feira, apesar de ainda estar em condição delicada, devido à gravidade do problema.

Além disso, um boletim médico atualizado foi divulgado pelo hospital Pró-Cardíaco, informando que ele está em situação estável e segue no CTI.

Segundo André Alves Pinto, sobrinho de Ziraldo que estava próximo a ele no momento do AVC, o escritor chegou à internação sem conseguir falar e com o braço e a perna esquerdos em estado de dormência.

"Ontem, depois dos medicamentos, ele já recuperou a fala, e agora ele apresenta movimentos normais no corpo todo", disse André, ao UOL. O AVC foi em artérias que irrigam a região do tálamo, segundo o sobrinho do cartunista, algo delicado.

"Ele acordou ativo, falante, nervoso, querendo sair do hospital", contou André. "Aquele temperamento dele voltou todo, a ponto de bala. Mas a situação é muito delicada, porque ele precisa de repouso. As notícias são bastante alentadoras. Diante do quadro atual, a esperança é de que ele se recupere totalmente, ou tanto quanto um senhor de 85 anos pode se recuperar. A questão agora é ele se acalmar e repousar."

Irmão de Ziraldo, Zélio Alves Pinto passou o mesmo quadro. "Ele passou bem a noite e está em processo de recuperação. A informação que recebi é de que a pior parte ele já atravessou. Agora ele tem que ser 'relax', deixar o processo de recuperação acontecer. Se Deus quiser ele vai se recuperar bem, mas ainda deve ter um período de observação", afirmou Zélio.

Confira o novo boletim médico sobre o estado de Ziraldo:

O Hospital Pró-Cardíaco informa que o cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto deu entrada na instituição no início da tarde da última quarta-feira (26/9), com quadro de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O paciente permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade e segue estável.

Livro e homenagem

Ziraldo, de 85 anos, esteve na Bienal Internacional do Livro em agosto ao lado de Mauricio de Sousa para divulgar o livro "MMMMM - Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica", o primeiro encontro entre os dois icônicos personagens.

Na ocasião, o pai da Mônica até lembrou que perdeu o nascimento da filha para conhecer Ziraldo, em 1960. "Eu perdi o Mauricio na vida e reencontrei só agora. O Mauricio é um gênio. Porque ele falou que queria ficar famoso com personagens que fariam mudança nas vidas das pessoas. Eu fiz várias coisas para ficar conhecido, ele fez apenas a Mônica", brincou Ziraldo durante o debate.

Uma homenagem ao cartunista está marcada para o dia 12 de outubro no Sesc Interlagos, em São Paulo, com previsão de permanecer em cartaz até 04 de agosto de 2019. "Ziraldo... de A a Zi" terá cubos temáticos apresentando criações originais do acervo pessoal de Ziraldo e peças de colecionadores, totalizando mais de 500 peças.