Topo

Em clima de instabilidade, Vai-Vai adia eliminatória e grupos trocam acusações

Desfile da Vai-Vai no Carnaval 2018 terminou na décima posição - Simon Plestenjak/UOL
Desfile da Vai-Vai no Carnaval 2018 terminou na décima posição Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Osmar Portilho

Colaboração para o UOL

10/09/2018 13h48

Em clima de instabilidade desde que ficou na décima colocação do Carnaval 2018, a Vai-Vai passa por um momento político delicado e de troca de ataques entre dois grupos. Nesse domingo (9), a diretoria da agremiação fez um post no Facebook cancelando a eliminatória que iria definir o samba-enredo do Carnaval 2019.

Neguitão, presidente da Vai-Vai, aguarda o início da apuração em São Paulo - Alessandro Reis/UOL - Alessandro Reis/UOL
Neguitão, presidente da Vai-Vai
Imagem: Alessandro Reis/UOL

"Essa decisão foi tomada com muito pesar, em caráter excepcional, mas acreditamos ser a mais coerente diante da análise dos riscos iminentes. Informamos a diretoria executiva que essa decisão visa preservar a integridade da nação Vai Vai", diz o texto, que promete uma decisão ao longo da próxima semana.

"Tomaremos todas as medidas institucionais cabíveis de forma a garantir o amistoso clima de tranquilidade de nossa quadra para que todos possamos voltar com segurança e satisfação para nossas atividades", continuou a declaração, que cita ameaças do grupo Resistência Vai-Vai, opositor da atual gestão.

Em post publicado no mesmo dia, a Resistência Vai-Vai criticou o atual presidente da agremiação, Darly Silva, o Neguitão, e acusou a administração de causar dívidas que somam R$ 3 milhões."Nós continuaremos em nosso objetivo que é expurgar todos aqueles que tomaram a nossa escola, principalmente os que não pertencem a mesma e vem se aproveitando da fragilidade do momento para se instalar na escola do povo", diz o texto.

O grupo ressalta que não existe uma "guerra física dentro da agremiação" e criticou o cancelamento da eliminatória.

Na área dos comentários dos dois posts, muitos integrantes da agremiação lamentaram o adiamento da eleição pelo samba-enredo, principalmente pela proximidade do Carnaval 2019. "Lamentável essa situação. Torço para que se resolva da melhor forma", escreveu uma seguidora. Outra pessoa apontou para o fato de outras agremiações já terem escolhido o tema de seu Carnaval. "Enquanto isso ficamos para trás", apontou.