PUBLICIDADE
Topo

Willem Dafoe encarna Van Gogh no trailer de "At Eternity's Gate"

Willem Dafoe em "At Eternity"s Gate" - Divulgação
Willem Dafoe em "At Eternity's Gate" Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

05/09/2018 10h45

Logo após sua estreia aplaudida no Festival de Veneza, o filme "At Eternity's Gate" liberou um primeiro trailer que revela a impressionante transformação do ator Willem Dafoe no artista Vincent Van Gogh.

LEIA TAMBÉM

O filme de Julian Schnabel ("O Escafandro e a Borboleta") foge da estrutura comum de biografia e, ao invés disso, nos leva para uma viagem pela mente de um artista que, apesar de ceticismo, insultos e doença, criou algumas das pinturas mais amadas do mundo.

Mads Mikkelsen ("Hannibal"), Oscar Isaac ("Star Wars") e Emmanuelle Seigner ("Lua de Fel") também estão no elenco. O filme mistura fatos tirados das cartas de Van Gogh, eventos pesquisados historicamente, rumores e até acontecimentos inventados para criar um mosaico da vida do pintor.

Um dos momentos mais polêmicos de "At Eternity's Gate" é justamente a morte de Van Gogh. Embora a teoria mais aceita seja a de que o artista se suicidou, Schnabel usa estudos mais recentes sobre sua vida para posicioná-lo como incapaz de se matar, e retrata o seu falecimento "acidental" na mão de adolescentes que "brincavam de caubói".

"Não me importa o que aconteceu de fato: é um filme. É irrelevante, mas meu longa traz essa nova possibilidade", disse Schnabel à imprensa. O premiado Jean-Claude Carrière, roteirista que já trabalhou com mestres como Luís Buñuel, assina o roteiro com Schnabel.

"Ele voltou para casa machucado no estômago, mas ninguém jamais achou a arma que fez o disparo. Não há prova de que ele se matou: nós lutamos contra essa versão um tanto 'romântica' sobre Van Gogh", explica o roteirista.

"At Eternity's Gate" chega ao circuito comercial americano em 16 de novembro, mas não tem data para estreia brasileira.