Topo

"The Handmaid's Tale": Antes da 2ª temporada, relembre o que já aconteceu na série

Elisabeth Moss é June em "The Handmaid"s Tale" - Divulgação
Elisabeth Moss é June em "The Handmaid's Tale" Imagem: Divulgação

Natalia Engler

Do UOL, em São Paulo

02/09/2018 04h00

A segunda temporada de "The Handmaid's Tale" finalmente chega ao Brasil neste domingo (2), depois de quase cinco meses de espera em relação à estreia nos Estados Unidos.

O Paramount Channel, que exibe a produção por aqui e está com o sinal aberto nas operadoras Oi TV, Sky e Vivo até o dia 9 de setembro, promove uma maratona da primeira temporada a partir das 11h, mas você não precisa passar o dia todo no sofá se quiser relembrar onde a trama parou.

Inspirada no livro "O Conto da Aia", de Margaret Atwood, lançado em 1985, a série acompanha Offred/June (Elisabeth Moss), uma aia no país fictício de Gilead, criado depois de um golpe de fundamentalistas cristãos nos Estados Unidos de um futuro próximo. Nessa ditadura de bases religiosas, onde grande parte da população é infértil, as aias são mulheres férteis solteiras ou que "viviam em pecado" anteriormente, que são designadas para servir como reprodutoras em famílias da elite que comanda o país.

Relembre o que acontece com ela na primeira parte de "The Handmaid's Tale", episódio a episódio. A segunda temporada vai ao ar aos domingos às 21h.

Episódio 1

June tenta escapar de Gilead com seu marido e sua filha, mas apenas ele consegue escapar. Separada da menina, ela se torna uma aia e assume o nome de Offred quando passa a servir na casa do comandante Fred Waterford (Joseph Fiennes). Em flashbacks, Offred é mostrada no centro de treinamento para aias, onde reencontra sua amiga de faculdade Moira (Samira Wiley) e vê outra aia ser torturada, Janine (Madeline Brewer) após uma desobediência. No presente, Waterford tenta engravidar Offred durante "a cerimônia" realizada mensalmente, com a presença de sua mulher, Serena Joy (Yvonne Strahovski). No dia seguinte, a parceira de compras de Offred, Ofglen (Alexis  Bledel), revela que antes era casada com uma mulher e tinha uma filha.

Episódio 2

Ofglen revela que é parte de uma organização clandestina de resistência. Offred e outras aias auxiliam no parto de Ofwarren (Janine), e ela relembra o nascimento de sua filha, Hannah. Waterford pede para ver Offred à noite, a sós, o que é proibido. Eles jogam palavras cruzadas. No dia seguinte, outra aia aparece no lugar de Ofglen.

Episódio 3

Flashbacks mostram como Gilead aos poucos se tornou realidade. No presente, Serena leva Offred para ver Ofwarren e o bebê, e ela suspeita que a outra aia esteja fora de si. Em casa, Offred é interrogada por um Olho (espécie de espião) e tia Lydia, a chefe do centro de treinamento de aias (Ann Dowd) sobre Ofglen. Serena intervém, acreditando que Offred possa estar grávida. Quando descobre que não há gravidez, Serena a tranca em seu quarto por dias. No presente, Ofglen é julgada e condenada por "traição de gênero", e sofre a retirada de seu clitóris como pena.

Episódio 4

Offred encontra uma frase escrita em latim em seu guarda-roupa. Encontrada no chão, Offred é mandada ao hospital para exames. Lá, o médico oferece para engravidá-la, apontando que o comandante provavelmente é estéril. Ela recusa. Em um flashback, June e Moira atacam uma tia e fogem, mas June é recapturada. De volta ao presente, Waterford não consegue realizar a cerimônia. Mais tarde, eles jogam palavras cruzadas novamente e ela pergunta o significado da frase em latim e descobre que a aia anterior se suicidou.

Episódio 5

Serena arranja para que Offred faça sexo com o motorista do comandante, Nick (Max Minghella), para aumentar as chances de fertilização. June relembra seus primeiros encontros com Luke (O-T Fagbenle), seu futuro marido, quando ele ainda era casado com outra mulher. Nick revela a Offred que é um Olho. Ofglen, agora chamada de Ofsteven, rouba um carro e dirige pela cidade, atropelando guardas antes de ser capturada. Offred volta ao quarto de Nick sozinha, e eles transam.

Cena da série "The Handmaid's Tale", com Elizabeth Moss  - Divulgação/Hulu  - Divulgação/Hulu
Imagem: Divulgação/Hulu

Episódio 6

Uma delegação mexicana visita a casa do comandante e Offred é questionada sobre sua experiência, mas ela mente dizendo que está feliz. Offred volta ao escritório do comandante à noite e obedece quando ele pede um beijo, o que a enoja. As aias e as crianças que geraram são apresentadas à delegação mexicana. No dia seguinte, Offred encontra uma maneira de contar à chefe da delegação a verdade sobre Gilead, mas entende que o México também está interessado em mulheres férteis. O assistente da embaixadora diz a June que seu marido está vivo e se oferece para levar uma mensagem. Um flashback mostra Serena e Fred antes de Gilead, quando ela era uma líder conservadora à altura do marido.

Episódio 7

Um flashback mostra a jornada de Luke até conseguir se refugiar no Canadá. Outro flashback mostra Luke, June e Hannah antes de se separarem, enquanto estão tentando escapar. No presente, Luke recebe a carta de June, que diz: "Eu te amo muito. Salve Hannah".

Episódio 8

Waterford dá maquiagem e um vestido a Offred para levá-la a uma espécie de bordel clandestino. Offred reencontra Moira. Moira explica que foi capturada e lhe deram a opção de fazer trabalhos forçados nas colônias ou ir para o bordel. Flashbacks mostram como Nick se envolveu com Gilead e se tornou um Olho. Outros flashbacks mostram o suicídio da aia anterior da casa dos Waterford. Nick termina sua relação com Offred.

Episódio 9

Ofwarren é transferida para outra casa e obrigada a deixar sua filha para trás com os Putnam. Em sua primeira cerimônia com o novo comandante, Ofwarren, agora chamada Ofdaniel, interrompe tudo. No mercado, Alma (Nina Kiri) pede que June entregue um pacote da organização de resistência Mayday no bordel. Offred convence Waterford a levá-la novamente. Offred pede que Moira entregue o pacote, mas ela recusa. No dia seguinte, Ofdaniel sequestra sua filha e ameaça se jogar de uma ponte com o bebê. Offred é chamada para intervir e consegue salvar a criança, mas Ofdaniel se joga depois de dizer que o comandante Putnam (Stephen Kunken) prometera fugir com ela. Putnam é preso. No mercado, Offred recebe um pacote enviado por Moira. no bordel, Moira mata um cliente e foge com suas roupas e carro.

Episódio 10

Um flashback mostra June sendo treinada como aia. Depois de descobrir sobre o bordel, Serena dá um tapa em Offred e a obriga a fazer um teste de gravidez, que dá positivo. Nick fica feliz com a notícia. Offred é levada para ver Hannah, mas tem que ficar no carro enquanto Serena encontra a criança. Putnam é julgado e condenado a perder o braço esquerdo. Offred descobre que o pacote que veio do bordel tem cartas de mulheres capturadas por Gilead. As aias são reunidas para executar Janine/Ofdaniel por apedrejamento. As aias hesitam, uma delas é punida, e então Offred deixa cair sua pedra, seguida pelas outras. Tia Lydia avisa que haverá consequências e, de volta à casa dos Waterford, uma van preta chega para levar Offred. No Canadá, Moira chega a salvo e reencontra Luke.