Topo

"Pantera Negra" quer Oscar de melhor filme, não de filme popular, diz astro

Nakia (Lupita Nyong"o), T"Challa (Chadwick Boseman) e Okoye (Danai Gurira) em "Pantera Negra" - Divulgação
Nakia (Lupita Nyong'o), T'Challa (Chadwick Boseman) e Okoye (Danai Gurira) em "Pantera Negra" Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

31/08/2018 13h12

Chadwick Boseman, o T'Challa de "Pantera Negra", revelou para o "The Hollywood Reporter" que a equipe do filme da Marvel não fará campanha para o longa ser incluído na nova categoria do Oscar dedicada a filmes populares.

"Nós não sabemos o que [esse novo prêmio] é ainda, então não consigo te dizer se é uma mudança boa ou ruim", comentou Boseman. "O que eu posso te dizer é que não existe uma campanha de 'Pantera Negra' para melhor filme popular. Se estamos montando uma campanha, é para melhor filme".

A Marvel contratou a estrategista Cynthia Schwartz, uma veterana no campo das campanhas para premiações, a fim de montar seu plano para chegar até o Oscar. Caso seja indicado a melhor filme, "Pantera Negra" será o primeiro longa do gênero de super-heróis a conseguir a vaga.

"Um bom filme é um bom filme", reflete Boseman. "Claramente, não importa quanto dinheiro ele faz na bilheteria para que ele seja bom. Se importasse, os filmes que são indicados e vencem [que normalmente não são blockbusters] não seriam indicados e venceriam. Se não importa que um filme fez pouco dinheiro, não deveria importar se fez muito".

"Para mim, o que importa [no Oscar] é o nível de dificuldade", continua. "O que nós fizemos em 'Pantera Negra' foi muito difícil. Nós criamos um mundo, criamos uma cultura. Tivemos que criar uma religião, uma espiritualidade, um sistema político. Tivemos que criar um sotaque, tiramos de diversas culturas para criar estilos de roupa e de cabelo. É como um filme de época. Em termos de dificuldade, eu desafio qualquer filme a se comparar ao nível deste. O fato é que muita gente gostou do que fizemos - se você diz que isso faz do filme um 'filme popular', você está sendo elitista".

O Oscar 2019 acontece no próximo dia 24 de fevereiro.