Topo

Oscar criará nova categoria para filmes populares

Oscar terá nova categoria - Kevin Winter/Getty Images
Oscar terá nova categoria Imagem: Kevin Winter/Getty Images

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

08/08/2018 12h27

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quarta-feira (8) uma grande novidade para o Oscar: a premiação mais importante do cinema agora terá uma categoria dedicada aos filmes populares. 

A novidade foi anunciada por meio de um comunicado divulgado aos membros da Academia, mas sem maiores explicações sobre quais filmes poderiam concorrer: "Iremos criar uma nova categoria para melhor filme popular. Critérios para elegibilidade e outros detalhes importantes serão divulgados posteriormente". 

É possível que a nova categoria possa abrigar filmes de grande sucesso de bilheteria que nem sempre se enquadram no perfil dos tradicionais competidores do Oscar. É o caso, por exemplo de "Batman: O Cavaleiro das Trevas". O longa de Cristopher Nolan, que rendeu um prêmio póstumo a Heath Ledger, foi esnobado na disputa de melhor filme em 2009, o que é até hoje criticado pela mídia especializada.

Oscar mais curto

A Academia ainda vai atacar outro alvo de críticas: a longa duração da cerimônia do Oscar. Comprometida a realizar uma premiação mais enxuta, a organização anunciou que ela terá apenas três horas. Para isso, alguns prêmios serão entregues durante os intervalos comerciais da transmissão televisiva, em momentos que serão editados e exibidos mais tarde. 

O Oscar 2020 também sofreu alterações, e irá acontecer antes do que o planejado. A premiação, agora, será no dia 9 de fevereiro de 2020, e não mais no dia 23 do mesmo mês. Isso não altera a data do evento em 2019, 24 de fevereiro. 

De acordo com o comunicado, as mudanças têm como objetivo "manter o Oscar e a Academia relevantes em um mundo em transformação".