Oscar criará nova categoria para filmes populares
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quarta-feira (8) uma grande novidade para o Oscar: a premiação mais importante do cinema agora terá uma categoria dedicada aos filmes populares.
A novidade foi anunciada por meio de um comunicado divulgado aos membros da Academia, mas sem maiores explicações sobre quais filmes poderiam concorrer: "Iremos criar uma nova categoria para melhor filme popular. Critérios para elegibilidade e outros detalhes importantes serão divulgados posteriormente".
É possível que a nova categoria possa abrigar filmes de grande sucesso de bilheteria que nem sempre se enquadram no perfil dos tradicionais competidores do Oscar. É o caso, por exemplo de "Batman: O Cavaleiro das Trevas". O longa de Cristopher Nolan, que rendeu um prêmio póstumo a Heath Ledger, foi esnobado na disputa de melhor filme em 2009, o que é até hoje criticado pela mídia especializada.
Oscar mais curto
A Academia ainda vai atacar outro alvo de críticas: a longa duração da cerimônia do Oscar. Comprometida a realizar uma premiação mais enxuta, a organização anunciou que ela terá apenas três horas. Para isso, alguns prêmios serão entregues durante os intervalos comerciais da transmissão televisiva, em momentos que serão editados e exibidos mais tarde.
O Oscar 2020 também sofreu alterações, e irá acontecer antes do que o planejado. A premiação, agora, será no dia 9 de fevereiro de 2020, e não mais no dia 23 do mesmo mês. Isso não altera a data do evento em 2019, 24 de fevereiro.
De acordo com o comunicado, as mudanças têm como objetivo "manter o Oscar e a Academia relevantes em um mundo em transformação".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.