Cacá Diegues é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras
A Academia Brasileira de Letras anunciou nesta quinta-feira (30) que Cacá Diegues, 78 anos, foi eleito novo imortal. O cineasta assumirá a cadeira número 7 no lugar de Nelson Pereira dos Santos, morto em abril, aos 89 anos, após lutar contra um tumor no fígado.
"Crítico refinado, diretor reconhecido além fronteiras. Sua entrada é uma homenagem ao saudoso Nelson Pereira dos Santos, de quem foi amigo, através das novas lentes que ambos construíram para ver mais longe a nossa realidade”, afirmou o Presidente da ABL, escritor Marco Lucchesi.
Segundo o comunicado, Cacá Diegues recebeu 22 votos dos 24 acadêmicos presentes e mais 11 que votaram por cartas -- três se ausentaram por motivo de saúde. A cadeira 7 teve como ocupantes anteriores Valentim Magalhães (fundador) – que escolheu como patrono Castro Alves –, Euclides da Cunha, Afrânio Peixoto, Afonso Pena Júnior, Hermes Lima, Pontes de Miranda,
Cacá Diegues é um dos grandes nomes do cinema novo e contribuiu para a renovação de sua linguagem e estética desde os anos 1960. Ele já concorreu em três ocasiões à Palma de Ouro, prêmio de Cannes. Sua filmografia tem títulos importantes para o cinema nacional, como "Xica da Silva" (1976), "Bye Bye Brasil" (1979) e "Orfeu" (1999). Recentemente voltou à mostra de Cannes com a exibição de "O Grande Circo Místico" (2018).
A atual eleição contava com onze nomes na disputa, além de Diegues: Pedro Corrêa do Lago, Raul de Taunay, Remilson Soares Candeia, Francisco Regis Frota Araújo, Placidino Guerrieri Brigagão, Raquel Naveira, José Itamar Abreu Costa, Conceição Evaristo, José Carlos Gentili e Evangelina de Oliveira.
Conceição Evaristo
No Twitter, o nome da autora e a Academia Brasileira de Letras ficaram entre as primeiras posições do trending topics, ranking dos assuntos mais comentados na plataforma. Muitos criticaram o fato de Conceição ter recebido apenas um voto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.