Topo

Justiça do Rio de Janeiro libera entrada de crianças na "Queermuseu"

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

21/08/2018 15h40

A Justiça reverteu uma decisão provisória que proibia menores de 14 anos de entrarem na "Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira", no Rio. No plantão do último fim de semana, o juiz Pedro Henrique Alves, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, expediu liminar com a decisão e a curadoria da mostra e a EAV (Escola de Artes Visuais) do Parque Lage, que abriga a exibição, recorreram.

De acordo com comunicado, a mostra seguirá a recomendação de classificação indicativa do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, com afixação de cartazes na entrada informando que a mostra "não é recomendada a menores de 14 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis".

“A instituição que dirijo tem um histórico público de resistência a que devemos todos honrar. Hoje, mais uma vez, derrubamos a censura que vem a serviço de movimentos ultraconservadores. Penso que os valores de cada família são subjetivos e quem decide se uma criança deve ou não ver determinada obra de arte são os pais. Não cabe estatizar essa decisão”, disse Fabio Szwarcwald, diretor da EAV.

Veja também

Imagem: Carolina Farias/UOL
Em setembro do ano passado, a exibição sobre representatividade LGBT foi realizada no Santander Cultural de Porto Alegre e, um mês depois da abertura, foi cancelada após protestos de grupos conservadores que atacaram o conteúdo como imoral, ofensivo a crenças e favorável à zoofilia e pedofilia. 

Para chegar ao Rio, a "Queermuseu" conseguiu arrecadar R$ 1,082 milhão via financiamento coletivo. Segundo os organizadores, é o maior valor já alcançado dessa forma no Brasil. O dinheiro foi usado na montagem, produção de ciclo de debates, além da adaptação museológica das cavalariças, espaço dentro do Parque Laje onde ocorre a mostra.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Justiça do Rio de Janeiro libera entrada de crianças na "Queermuseu" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade