Como Aretha Franklin fez de "I Say a Little Prayer" uma canção inesquecível
Voz impecável e performances memoráveis são apenas algumas das qualidades que os fãs e os críticos sempre apontaram para as interpretações ao vivo da Rainha do Soul, Aretha Franklin, que morreu, aos 76 anos, nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos.
Outra qualidade, que também sempre acompanhou a cantora, era a sua capacidade de pegar uma música boa e deixá-la ainda melhor. Foi assim com "I Say a Little Prayer", escrita por Burt Bacharach e Hal David, e interpretada originalmente por Dionne Warwick.
A performance de Dionne é excelente, mas faltava alguma coisa. Gravada e lançada em 1967, a faixa ficou em 4º lugar na Billboard Hot 100 e permaneceu na lista por outras 13 semanas.
No ano seguinte, em 1968, Aretha Franklin lançou a sua própria versão, dando para a música aquilo que faltava: alma. Não à toa, Aretha é chamada de Rainha do Soul.
Ao ouvir a versão de Aretha, acreditamos que ela está, realmente, dedicando uma oração ao seu amor, enquanto ela corre para pegar um ônibus, quando está no trabalho ou em suas pausas para o café, como diz a letra da música.
Em uma entrevista concedida à rádio NPR, os compositores Burt Bacharach e Hal David tentaram descrever a interpretação de Aretha. "É uma gravação melhor do que a que fizemos", disse Burt. "Fizemos uma excelente gravação, mas ela superou", completou David. A conclusão dos compositores é que a música na voz de Aretha ficou mais natural.
Ironicamente, na época, "I Say a Little Prayer" foi um sucesso nos rankings das rádios apenas na voz de Warwick. A versão de Aretha não chegou ao top 10 da Billboard. Mas, se você perguntar qual versão é a mais lembrada e tocada em festas de formatura e casamentos, ninguém duvida que é a de Aretha.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.