Tom Cruise é o 007 americano? Diretor de "Missão: Impossível" diz que não
O primeiro filme da franquia “Missão: Impossível” estreou nos cinemas há 22 anos. De lá para cá, já são seis títulos, sempre com Tom Cruise interpretando o papel principal do agente Ethan Hunt. O rosto do ator já está tão arraigado no imaginário popular que é difícil imaginar outra pessoa interpretando o personagem, como ocorre nos filmes de James Bond.
Nem o diretor, Christopher McQuarrie, que já dirigiu Tom Cruise cinco vezes, pensa em outro artista para o papel. “Não consigo imaginar nenhum outro ator fazendo o que Tom Cruise faz em Missão Impossível”, disse McQuarrie ao UOL.
Mas nem sempre foi assim. Antes de Tom Cruise, “Missão: Impossível” era uma série de TV, que foi exibida entre 1966 e 1973 (sete temporadas) e depois entre 1988 e 1990 (duas temporadas) pelo canal americano CBS.
Leia também:
- Como Henry Cavill deixou de ser o cara mais azarado de Hollywood
- Simon Pegg, um nome indispensável para "Missão: Impossível"
- "Mataria 10 pessoas", diz Henry Cavill sobre personagem em filme
A série, no entanto, guarda poucas semelhanças com o filme. A famosa trilha sonora, por exemplo, ainda é a mesma. A agência IMF (Impossible Missions Force) também. Mas Ethan Hunt, o super-agente capaz de realizar as missões mais loucas, só existe nos cinemas, com o personagem de Tom Cruise.
Porém, se na TV não existiu nenhum Ethan Hunt, vários outros atores já participaram da série. Até Leonard Nimoy, que ficou mundialmente conhecido por interpretar o Spock em “Jornada nas Estrelas”, já foi um agente secreto. Ele interpretou, entre 1969 e 1971, o personagem Paris, um ex-mágico e ex-maquiador, que usa suas habilidades nas missões do IMF.
Mas a dúvida permanece. Embora não demonstre a idade que tem, aos 56 anos está ficando cada vez mais difícil para Tom Cruise interpretar as estripulias de Ethan Hunt. Será que a solução para seria a mesma dos filmes do 007, substituindo o ator e mantendo o personagem?
“O grande desafio de trabalhar com Tom Cruise é acompanhá-lo. Ele tem muita energia e somos desafiados a resolver seus pedidos por cenas cada vez mais difíceis”, diz McQuarrie. “Neste filme, Cruise apanha muito e ele não tem medo de mostrar as fraquezas de seu personagem”, afirmou.
Vale lembrar que, diferentemente de 007, que tem o agente secreto como foco, na série de TV, o foco era na equipe. Foi apenas com a migração para os cinemas, após Tom Cruise comprar os direitos autorais da franquia, que Missão Impossível passou a focar em Ethan Hunt e nesta tentativa de transformá-lo no 007 americano.
“Mas, eu não acho que o Tom Cruise seja o 007 americano. Acho que os dois personagens existem em espaços diferentes. Ok, os dois têm apetrechos legais. Mas Ethan tem a sua equipe. É uma outra sensibilidade”.
*O repórter viajou à convite da Paramount Pictures
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.