PUBLICIDADE
Topo

Sensação do rock roubou a logo do "Stranger Things"? Banda dá sua versão

Stranger Things - Reprodução
Stranger Things Imagem: Reprodução

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

30/07/2018 11h33

A banda Greta Van Fleet, que foi criada por adolescentes norte-americanos (hoje jovens adultos) tocando um som que lembra muito o Led Zeppelin, virou alvo de uma polêmica com o seriado da Netflix "Stranger Things". As duas partes, bem conhecidas por suas influências "retrô", tem logotipos bastante semelhantes, e a banda acabou sendo acusada de roubá-lo.

Pôster de show da banda Greta Van Fleet - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O guitarrista da Greta Van Fleet, Jake Kiszka, foi entrevistado pelo podcast "DOMKcast" e falou sobre o caso. E, em sua versão, a banda usa a fonte e a logo bem antes de "Stranger Things".

"Josh (Kiszka) e eu somos maníacos por cinema, é uma coisa ritualística. Tipo, tem esse filme e não podemos ficar sem assistir por um motivo ou outro, então vemos e estudamos a fundo", contou Jake.

"Nós usamos essa fonte bem antes de 'Stranger Things' aparecer. E, quando apareceu, nós ficamos tipo: 'Caramba, eles roubaram a nossa fonte! Mas, é claro que eles são muito maiores que nós, então gerou isso tudo", completou o guitarrista.

A fonte

De fato, tanto a banda quanto a série usam a mesma fonte: ITC Benguiat. E o histórico dela é curioso, já que ela foi vista em filmes da série "Star Trek" e também em publicações de Stephen King -- diversos livros do escritor tinham, originalmente, esta fonte em seus títulos.

A adoração dos irmãos Kiszka por cinema explica a escolha, assim como o ar retrô que a banda leva.

O fato de "Stranger Things" sempre remeter aos anos 1980, também explica a opção dos produtores por essa fonte. Com as cores e o brilho usado em sua versão animada, a série deu vida a uma tipografia antiga. Já a Greta Van Fleet usa a fonte de forma mais simples, mas também coloca primeiras e últimas letras maiores que as demais, mostrando a semelhança entre as logos.

LEIA TAMBÉM

O Greta Van Fleet foi criado em 2012, por três irmãos, Josh, Jake e Sam Kiszka. Desde 2013, eles tocam com o baterista Danny Wagner. Já "Stranger Things" foi ao ar pela primeira vez em 2016.

O sucesso da Greta Van Fleet vem de seu som calcado nos anos 1960 e 1970, principalmente o Led Zeppelin - a voz de Josh Kiszka é de dar inveja ao hoje quase septuagenário Robert Plant. Apesar disso, eles dizem que o Led não é a maior influência da banda.

Depois de fazer sucesso com o álbum "From the Fires", de 2017, o quarteto prepara mais um lançamento. Recentemente, soltaram a faixa "When the Curtain Falls", chegando a ir à TV norte-americana mostrar a novidade. Veja: