Topo

Pediatras pedem cancelamento de animação para adultos sobre drag queens

As três protagonistas de "Super Drags", primeira série animada brasileira da Netflix - Reprodução
As três protagonistas de "Super Drags", primeira série animada brasileira da Netflix Imagem: Reprodução

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

19/07/2018 19h05

A animação para adultos “Super Drags”, que será lançada ainda este ano pela Netflix, se tornou alvo de críticas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A entidade publicou uma nota em que pede o cancelamento da produção -- que mostrará drag queens super-heroínas -- alegando que ela seria imprópria para o público infantil.

No texto, publicado na última segunda-feira (16), a SBP ataca o que chama de “linguagem infantil” usada pela série inédita: “A SBP respeita a diversidade e defende a liberdade de expressão e artística no País, no entanto, alerta para os riscos de se utilizar uma linguagem iminentemente infantil para discutir tópicos próprios do mundo adulto, o que exige maior capacidade cognitiva e de elaboração por parte dos espectadores”.

Sem mencionar a Netflix ou o nome da série, a entidade ainda afirma que “apela à plataforma que cancele esse lançamento, como expressão de compromisso do desenvolvimento de futuras gerações”.

“Super Drags” foi anunciada no fim de maio pela Netflix. A série, a primeira animação brasileira a ser produzida pela empresa, terá cinco episódios.

Segundo a sinopse oficial, a trama conta a história de três jovens que trabalham em uma loja de departamentos durante o dia e, durante a noite, se transformam nas Super Drags, “prontas para salvar o mundo da maldade e da caretice, enfrentando um vilão desaplaudido a cada episódio”.

Assinam a criação da série Anderson Mahanski, Fernando Mendonça e Paulo Lescaut, do Combo Estúdios. Por enquanto, o único material da produção a ser revelado foi um teaser, de 27 segundos.

Procurada pelo UOL, a Netflix enviou uma declaração oficial em que reforça que “Super Drags” é uma animação voltada ao público adulto e não estará disponível nos perfis infantis do serviço. A empresa ainda notou que disponibiliza o controle parental para os pais que desejam controlar a quais títulos os filhos têm acesso.

“A Netflix oferece uma grande variedade de conteúdos para todos os gostos e preferências. 'Super Drags' é uma série de animação para uma audiência adulta e não estará disponível na plataforma infantil [Netflix Kids]. A seção dedicada às crianças combinada com o recurso de controlar o acesso aos nossos títulos faz com que pais confiem em nosso serviço como um espaço seguro e apropriado para os seus filhos. As crianças podem acessar apenas o nosso catálogo infantil e colocamos o controle nas mãos dos pais sobre quando e a que tipo de conteúdo seus filhos podem assistir”.

“Super Drags” ainda não foi finalizada e, por isso, ainda não se sabe qual será sua classificação indicativa. No serviço de streaming, ela fará companhia a outras animações voltadas aos adultos, como “Bojack Horseman” e “F Is for Family”.