Mauricio de Sousa abre estúdio ao público para estimular nova geração de cartunistas
As portas do Bairro do Limoeiro estão abertas! Após ser bombardeado por décadas com pedidos dos fãs de Turma da Mônica, Mauricio de Sousa vai abrir oficialmente o seu estúdio para o público.
A partir do dia 7 de agosto, a Mauricio de Sousa Produções, que fica na zona oeste de São Paulo, receberá 80 pessoas por dia às terças, quartas e quintas-feiras, divididas em dois grupos. O projeto é a concretização de uma demanda de pelo menos 50 anos, como conta o criador da maior empresa de produção de histórias em quadrinhos do Brasil.
"Todos os dias recebo mensagens de gente do Brasil inteiro e até do exterior. Estava na hora de montar um esquema de visitação. Crianças, jovens, adultos, até a terceira idade. Muitos começaram a ler com a Turma da Mônica", afirma Mauricio de Sousa ao UOL sobre as "cartinhas, telefonemas, e-mails" e até "directs" no Instagram com pedidos para visitar o estúdio.
"Muita gente quando encontra com o Mauricio pensa que ele faz tudo sozinho ainda. Antes fazia, mas atualmente produzimos mais de 1.500 páginas por mês", completa Alice Takeda, diretora de arte e esposa do cartunista, sobre o que o público poderá ver durante a visitação com 1 hora e meia de duração.
Estímulo
"Uma das coisas mais importantes da nossa visita, principalmente para a criançada, é que eles percebam que quem está fazendo as histórias que eles adoram e acompanham são pessoas. Alguns até muito jovens fazendo um trabalho que é possível de ser feito por eles", pontua o cartunista sobre um dos principais objetivos ao abrir as portas enquanto o trabalho é produzido.
"É importante que eles sejam estimulados a prosseguir, estudar, se preparar e enxergar um objetivo na vida como um profissional no desenho, na animação, em tudo o que nós temos aqui. Isso é abrir as portas não só para os visitantes, mas abrir as portas para a esperança, para modelos, para um caminho profissional que alguns podem seguir depois. De repente até trabalhando conosco", diz o artista de 82 anos, esperançoso com a nova geração.
A demora para concretizar o plano tem relação com a logística. Antigamente, a Mauricio de Sousa Produções ficava em outro prédio com departamentos distribuídos em sete andares. Há cerca de 15 anos houve uma breve abertura, principalmente para grupos escolares, mas as visitações atrapalhavam o fluxo de trabalho dos funcionários e logo acabaram.
O momento agora é outro. O novo estúdio fica dentro de um complexo empresarial em um espaço com pé direito duplo e mais de 3.000 m². O conceito aberto, com apenas um piso e mezanino, facilita o deslocamento do público sem atrapalhar o trabalho diário dos artistas.
"Para abrir a visitação ao público houve um pequeno problema, pois nossos artistas trabalham por produção", admite Alice Takeda. "Foi tudo muito bem pensado, pois para cada momento que eles dispensam com as visitas, acabam produzindo menos arte. Fizemos de uma forma que não atrapalha, para que eles possam dispensar um pouquinho da atenção deles para todos."
Dentro do Bairro do Limoeiro
Antes de abrir para o público, o ambiente foi completamente adaptado. Os visitantes terão entrada exclusiva e acesso a um pequeno museu destacando fatos e objetos importantes na carreira de Mauricio de Sousa, que publicou sua primeira tirinha há exatos 59 anos: em 18 de julho de 1959. O escritório ganhou cenários lúdicos do Bairro do Limoeiro, desenvolvidos pela equipe que lá trabalha.
O tour acaba na Pracinha, espécie de mini Parque da Mônica com brinquedos para todas as idades. Crianças a partir de 1,10 metro e adultos com até 100 kg poderão brincar em túneis, escorregar em um tobogã e desenhar em tablets. Um paredão de vidro separa o espaço interativo do escritório de Mauricio de Sousa, que gosta de observar o público se divertindo com as suas criações.
O próprio Mauricio conversa com os visitantes em um vídeo de apresentação em um auditório antes do início da visita. Alguns sortudos, porém, correm o risco de cruzar com o cartunista e até mesmo com os filhos que inspiraram os personagens. "Não está no programa, mas surpresas podem acontecer. Todo dia estou por aqui, e em algum momento vou querer acompanhar. Eu vivo de sensações, então quero estar perto do pessoal que está se aproximando da gente. É lindo isso, maravilhoso."
Como visitar
As visitações ocorrem apenas de fevereiro a novembro e durante dias de semana, já que eles não trabalham aos finais de semana. A ideia é justamente mostrar como todos os produtos do universo da Turma da Mônica são criados. Neste ponto, o tour tem um perfil mais adulto, apesar de ser recomendado para crianças a partir dos 6 anos. A equipe, porém, se compromete a adaptar cada visita de acordo com a faixa etária com uma linguagem mais lúdica e brincadeiras.
A visita começa em um hotel próximo ao complexo, de onde vão partir duas vans. Haverá descontos e parcerias para os visitantes de fora de São Paulo. Os ingressos custam R$ 150 por pessoa. Crianças de até 12 anos pagam meia (R$ 75). Há também a opção de um combo de 3 ingressos por R$ 270, o que reduz o valor para R$ 90 por pessoa. Haverá ainda um trabalho para estimular a visita de grupos escolares e ingressos distribuídos para grupos de crianças carentes.
Serviço
Visita à Mauricio de Sousa Produções
Quando: às terças, quartas e quintas-feiras, em dois períodos. Das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h (de fevereiro a novembro)
Onde: vans partem do hotel Ibis Styles Barra Funda (Av. Marquês de São Vicente, 1619 - Várzea da Barra Funda, São Paulo - SP)
Quanto: R$ 150 por pessoa ou R$ 270 combo de 3 ingressos (R$ 90 por pessoa). Crianças até 12 anos pagam meia-entrada (R$ 75)
Agendamento e ingressos: Online em www.visitamauriciodesousa.com.br ou www.turmadamonica.com.br/visitamsp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.