Topo

Um animador decidiu recriar "This Is America" em um Mac de 84, e está ficando incrível

Animador cria "This Is America" usando dois computadores Macintosh, um 128K e um SE - Reprodução/Twitter
Animador cria "This Is America" usando dois computadores Macintosh, um 128K e um SE Imagem: Reprodução/Twitter

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

11/07/2018 14h38

O impactante "This Is America", de Childish Gambino, é o clipe do ano e sua influência pode ser medida pelas diversas versões da música lançadas nos últimos meses na internet, de paródias a simples homenagens e citações. Mas a mais recente recriação talvez seja a mais impressionante de todas.

Um animador indonésio que vive nos Estados Unidos, Wahyu Ichwandard, simplesmente decidiu reproduzir o videoclipe dirigido por Hiro Murai usando o arcaico software MacPaint. O hardware: um computador Macintosh 128K, de 1984.

A empreitada, que vem sendo desenvolvida há meses, também envolve a utilização de uma mesa digitalizadora dos anos 1970. Para a criação dos quadros animados, os frames ainda estão sendo transferidos via disquete para um Macintosh SE de 1987.

O artista vem divulgando os resultados de seu incrível trabalho de pixel art no Twitter. Até aqui, 38 segundos de clipe foram animados com visual low-fi, fruto de duas a três horas de trabalho por noite, por hobby. "É como dirigir um carro clássico", comparou Ichwandard em entrevista à revista Vice.

"A limitação da tecnologia se torna um novo valor, uma nova arte. Tudo é perdoado. Cada falha única como 'memória insuficiente' é permissível. O processo se torna mais importante que o resultado. O processo é a história. Sem ele, o resultado é apenas mais uma pixel art gerada por uma máquina moderna."

Veja abaixo o que Ichwandard vem mostrando nas redes sociais.