Um animador decidiu recriar "This Is America" em um Mac de 84, e está ficando incrível

O impactante "This Is America", de Childish Gambino, é o clipe do ano e sua influência pode ser medida pelas diversas versões da música lançadas nos últimos meses na internet, de paródias a simples homenagens e citações. Mas a mais recente recriação talvez seja a mais impressionante de todas.
Um animador indonésio que vive nos Estados Unidos, Wahyu Ichwandard, simplesmente decidiu reproduzir o videoclipe dirigido por Hiro Murai usando o arcaico software MacPaint. O hardware: um computador Macintosh 128K, de 1984.
A empreitada, que vem sendo desenvolvida há meses, também envolve a utilização de uma mesa digitalizadora dos anos 1970. Para a criação dos quadros animados, os frames ainda estão sendo transferidos via disquete para um Macintosh SE de 1987.
O artista vem divulgando os resultados de seu incrível trabalho de pixel art no Twitter. Até aqui, 38 segundos de clipe foram animados com visual low-fi, fruto de duas a três horas de trabalho por noite, por hobby. "É como dirigir um carro clássico", comparou Ichwandard em entrevista à revista Vice.
"A limitação da tecnologia se torna um novo valor, uma nova arte. Tudo é perdoado. Cada falha única como 'memória insuficiente' é permissível. O processo se torna mais importante que o resultado. O processo é a história. Sem ele, o resultado é apenas mais uma pixel art gerada por uma máquina moderna."
Veja abaixo o que Ichwandard vem mostrando nas redes sociais.
Pixel art machines:
— Wahyu Ichwandardi (@pinot) 29 de junho de 2018
- Drawing tool: Macintosh 128K + MacPaint
- Animation too: Macintosh SE + MacroMind VideoWork
- Both connected with LocalTalk pic.twitter.com/
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.