Pixar é acusada novamente de plágio por "Divertida Mente"

Em questão de poucas semanas, a Pixar foi novamente acusada de plágio pela animação "Divertida Mente", de 2015. A primeira acusação veio com escritora Carla J. Masterson, e agora quem se diz dono da obra é o canadense Damon Pourshian, que alega ter escrito o roteiro em 1999.
O caso, registrado na Justiça da Califórnia, diz que o autor escreveu um roteiro com o mesmo nome da animação em inglês - "Inside Out" - e no ano seguinte o transformou em um curta-metragem. Ainda segundo os documentos, o texto foi produzido na Sheridan College, escola canadense que alega que muitos de seus alunos formados lá trabalham hoje na Disney/Pixar.
"Quando o senhor Pourshian viu 'Divertida Mente' notou similaridades alarmantes com sua obra. Mais tarde, ele ficou sabendo que vários estudantes da Sheridan Collage foram trabalhar nesta animação", diz o texto.
O roteiro do canadense fala de um garoto chamado Lewis e como suas reações e sentimentos são representados por personagens. O curta mostra o mundo externo de Lewis e os acontecimentos geram reações internamente.
Ainda segundo o processo, Pourshian não foi o único a perceber as semelhanças. O texto afirma que o roteirista recebeu diversas ligações de ex-alunos que viram similaridades entre as duas histórias.
O canadense quer uma compensação pelos danos e ser creditado no roteiro do filme. A Disney/Pixar não se manifestou sobre o caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.