Topo

Tema clássico de "Rocky 3" quase foi trocado por música de "Karatê Kid"

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

04/06/2018 04h00

Aos 70 anos, o cantor Joe Esposito, intérprete da canção “You’re The Best Around”, do filme “Karate Kid”, viu o interesse em sua carreira voltar em 2018 depois que o YouTube Red lançou a série “Cobra Kai”, que mostra como estão os protagonistas do filme 33 anos depois. Além disso, uma das baladas românticas mais famosas de Joe Esposito, “Lady, Lady, Lady”, trilha do filme “Flashdance”, voltou às rádios depois de entrar na trilha de “Me Chame Pelo Seu Nome”, filme que ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado em 2018.

“Os anos 1980 estão sendo redescobertos e eu fico feliz por fazer parte disso”, disse o cantor, que mora em Las Vegas e conversou com o UOL por telefone.

Em “Karate Kid”, a música “You’re The Best Around” toca durante o torneio All Valley Karate Championship, quando Daniel La Russo (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka) vencem as lutas preliminares antes da grande final.

Joe Esposito revelou que a ideia era colocar a faixa em "Rock 3”. “O diretor de ‘Rocky 1’, Jonh Avildsen, não dirigiu ‘Rocky 3’ e foi dirigir ‘Karate Kid’. Então, ele puxou a minha música para o seu filme e ‘Eye of the Tiger’ entrou no lugar”, contou ele, que já teve músicas gravadas por Donna Summer, Aretha Franklin, Labelle e Stephen Stills.

“Quando eu gravei essa música, ela não foi um imediato sucesso. Só agora, 30 anos depois, é que se tornou um clássico e está sendo redescoberta”, afirmou. “O negócio musical é muito dinâmico. Eu nunca parei de cantar, mas o público fica mais jovem, entram novos produtores, os gostos mudam. O que eu faço hoje é tocar com mais sabedoria”.

“Cobra Kai” tem se mostrado um imenso sucesso no YouTube Red, a ponto de sua audiência em algumas semanas ter sido maior do que a Netflix. Recentemente, os produtores anunciaram que a série foi renovada para uma segunda temporada.

No enredo, Daniel-san é um bem sucedido empresário, com um casamento feliz e dois filhos. Por outro lado, o valentão Johnny é alcoólatra, trabalha fazendo bicos e não fala com o filho adolescente há anos, até que ele decide reabrir a academia de caratê que o formou, a Cobra Kai.

A música de Esposito, no entanto, não está na série de TV. “Não tenho ideia se em algum momento os produtores vão querer incluí-la na série. Eu ficaria muito feliz se entrasse, é claro. Gostaria de fazer parte disso”.

Novos fãs

Ironicamente, Joe Esposito não conhece os dois atores principais, Ralph Macchio e William Zabka, embora troque tuítes com eles nas redes sociais. O mais recente, ocorreu há algumas semanas, quando Esposito gravou ao vivo, em seu estúdio, uma versão de “You’re The Best Around” com Mat Franco, mágico e ex-participante do “American Got Talent”.

Ralph Macchio parece não ter acredito no que ouviu e tuitou que aquele vídeo “tinha que ser visto”. “Desafio você a não voltar no tempo. Eu amei. Curta um dos maiores talentos americanos. Preparativos para a série ‘Cobra Kai’”, escreveu Macchio.

Sem querer, a faixa “You’re The Best Around” também passou a ser tocadas nos jogos de basebol do time Colorado Rockies, onde o filho de Joe, Mike Esposito, atua profissionalmente como pitcher (lançador). “Cada vez que ele acerta uma jogada, a música toca nos alto-falantes do estádio”, diz Joe. “Meu filho me disse: ‘Pai, o senhor está ficando famoso de novo. Todo mundo no estádio agora escuta suas músicas. Eu acho isso tudo muito incrível”, afirmou.

A banda Halestorm também entrou na onda. O grupo, que se apresentou no Rock in Rio em 2015, gravou um cover da música. No YouTube é possível encontrar também montagens do filme "Rocky 3" com a música "You're The Best Around" no lugar de "Eye of the Tiger".

A faixa chegou a ser usada até por Donald Trump enquanto ele estava em campanha para a presidência dos Estados Unidos. Fato que não agradou a autora da faixa, Allee Willis que, em entrevista ao jornal Daily News, afirmou que Trump é o oposto de tudo que ela acredita.

Joe Esposito, por sua vez, não se importou com o uso da música na campanha de Trump. “Fiquei feliz por ele ter utilizado [a música]”, disse o cantor ao UOL.

Esposito vive atualmente em Las Vegas com a mulher, onde faz shows esporádicos nos cassinos. Eventualmente, ele viaja para Nova York onde se apresenta com a sua banda The Brooklyn Bridge. “Continuo cantando ao vivo. Fico no meu estúdio gravando minhas músicas. Não quero parar de fazer isso. É o que eu faço da minha vida. E eu faço muito bem”.