Topo

Celebrando a diversidade, Gretchen anima Parada com seu rebolado

Gretchen diz querer transmitir aos pais de pessoas LGBTI+ uma mensagem de amor e aceitação - Junior Lago/UOL
Gretchen diz querer transmitir aos pais de pessoas LGBTI+ uma mensagem de amor e aceitação
Imagem: Junior Lago/UOL

Renata Gama

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/06/2018 19h42

Rainha do rebolado --  e dos memes --, Gretchen foi a principal atração do trio que fechou a 22ª Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo. O carro do Burger King foi o último a entrar na Avenida Paulista neste domingo (3), fazendo o público vibrar com a chegada da cantora. "Porque nós somos todos diversidade!", disse ao dar suas boas vindas. E abriu o show com uma versão em português de "Swish Swish", a canção de Katy Perry que relançou Gretchen ao estrelato, após convite para participar do clipe.

"Me sinto muito feliz, principalmente com esse público jovem, teen, que tem tanto a oferecer e trouxe esse frescor para a minha carreira", disse logo após a apresentação. Querida por diversas gerações da comunidade LGBTI+, ela foi recebida com muito carinho pela multidão e interagiu bastante com os fãs ao longo da avenida. Alguns até carregavam placas que estampavam seus memes.

Aos 59 anos, Gretchen mostrou que seu requebrado está em cima e não decepcionou quem esperava vê-la cantar e dançar os clássicos "Conga, Conga, Conga", "Je Sui La Femme" e "Freak Le Bum Bum". Mas a cantora também apresentou novidades de seu repertório, além de versões em português de hits internacionais, como "New Rules", de Dua Lipa.

Por mais acolhimento

A participação de Gretchen no evento tem um significado que vai além da festa. Como mãe de um homem transsexual, Thammy Gretchen, ela diz que espera com sua presença transmitir aos pais de pessoas LGBTI+ uma mensagem de amor e aceitação. "Que eles não deixem seus filhos na rua, que eles amem, respeitem e acolham. Principalmente, acolham", afirma.

Com a apresentação, que teve direito a muitos cliques e vídeos  -- tanto do público quanto de youtubers como Diva Depressão e Fernando Escarião --, Gretchen certamente renovou o estoque de imagens na internet para uma nova leva de memes. Se ela mesma fosse escrever a legenda do seu meme com o tema Parada LGBTI+, qual seria? "Aqui estamos livres do preconceito!", diz.

Leia também: