Topo

Filme sobre impeachment de Dilma Rousseff vence mais um prêmio internacional

Dilma Rousseff em cena de "O Processo" - Divulgaçlão
Dilma Rousseff em cena de "O Processo" Imagem: Divulgaçlão

Do UOL, em São Paulo

11/05/2018 20h17

"O Processo", de Maria Augusta Ramos, que retrata o processo que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, venceu o prêmio de melhor longa-metragem internacional no Festival Documenta Madri, na Espanha.

A justificativa do júri foi "pela energia e tensão com que revela a teia de interesses que subjaz a uma situação de ressonâncias globais para as quais é dado um tratamento deliberadamente simples".

O filme já tinha levado o Prêmio Silvestre e o Prêmio do Público de melhor longa-metragem no Festival Indie Lisboa, em Portugal, e conquistado o de Melhor Longa Metragem na Competição Internacional do Festival Internacional de Documentários Visions du Reel em Nyon, na Suíça. 

"O Processo", que estreou mundialmente em fevereiro, foi escolhido pelo público como o terceiro melhor documentário da mostra Panorama, em Berlim. Durante sua exibição no evento alemão, o filme foi recebido com gritos de "Fora, Temer" e "Volta, Dilma".

“Pensava  que iria a Brasília filmar rápido, só duas semanas, mas isso não aconteceu: o processo de impeachment foi aprovado e seguiu adiante. Eu não acreditava que aconteceria, mas aconteceu. Acabei tendo que ficar muito mais tempo”, disse a cineasta na época.