Topo

Fotógrafo acusa "Stranger Things" de "roubar" imagem de tempestade

A tempestade da série (esq.) e a tempestade da foto de Sean R. Heavey - Reprodução
A tempestade da série (esq.) e a tempestade da foto de Sean R. Heavey Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/05/2018 16h38

Imagine assistir a uma série de sucesso e perceber que ela usou indevidamente uma foto tirada por você. Segundo o fotógrafo Sean R. Heavey, foi exatamente isso que aconteceu com ele, que acusa "Stranger Things", da Netflix, de "roubar" o registro de uma tempestade tirado por ele em julho de 2010.

A história foi publicada no site "PetaPixel".

Segundo o site, Heavey pensou em um primeiro momento que poderia ser o caso de uma mera semelhança, mas, semanas depois, ele foi avisado por um amigo de a arte conceitual de tal cena estava sendo exibida como imagem de um dos especiais da série.

Compare:

Imagem utilizada pela série "Stranger Things" - Reprodução - Reprodução
Imagem utilizada pela série "Stranger Things"
Imagem: Reprodução

Foto de tempestade tirada por Sean R. Heavey - Sean R. Heavey - Sean R. Heavey
Foto de tempestade tirada por Sean R. Heavey
Imagem: Sean R. Heavey

Ao contrário do episódio que retrata a tempestade, a imagem conceitual parece conter exatamente a mesma nuvem de registrada por Heavey em "The Mothership", sua foto mais famosa, que mostra uma imensa nuvem com a presença de um mesociclone. Ela foi tirada durante o entardecer no Estado americano de Montana.

“A Netflix não pediu permissão”, disse Heavey ao "PetaPixel". "Não coloquei a foto em nenhum banco de imagem, a menos que ela tenha sido obtida de outro lugar, o que é um problema, se for o caso. Ela está sendo usada sem minha permissão."

Depois que a Heavey entrou em contato com a Netflix apresentando a reclamação, a empresa argumentou dizendo que a nuvem da foto não está protegida por direitos autorais.

“Eles estão dizendo que a única semelhança que existe é o uso de uma formação de nuvens similar e que a lei de copyright não protege objetos como eles aparecem na natureza. Dizem que um artista não pode reivindicar o monopólio sobre objetos de domínio público do mundo real como a formação de nuvens. O problema é que não é uma nuvem parecida. É a minha foto da nuvem”, desabafou Heavey.

Segundo o fotógrafo, ele já acionou representantes legais e está estudando a melhor forma de entrar na Justiça contra a Netflix.

Histórico

Esta não é a primeira que "Stranger Things" se envolve com acusações do tipo. No ano passado, um fotógrafo chamado Gough Lui acusou a Netflix de usar uma foto sua de uma fita VHS para divulgar o lançamento do homevideo da série. O fotógrafo e a empresa chegaram a um acordo financeiro fora dos tribunais.

E abril, nova polêmica: os irmãos Matt e Ross Duffer, criadores da série, foram processados por supostamente plagiar a história de "Montauk" (2012), do curta-metragem do diretor Charlie Kessler que explora experimentos secretos promovidos pelo governo aos moldes de "Stranger Things". O caso corre na Justiça americana.