Topo

Criadores de "Stranger Things" são acusados de plagiar curta premiado

Finn Wolfhard em cena na série "Stranger Things" - Divulgação
Finn Wolfhard em cena na série "Stranger Things" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/04/2018 15h43

Os irmãos Matt e Ross Duffer, criadores da série "Stranger Things", uma das mais populares da Netflix, estão sendo processados junto da empresa por plágio do curta-metragem "Montauk" (2012).

Segundo a imprensa americana, a ação a foi movida nesta segunda (2) em Los Angeles pelo produtor e diretor do filme, Charlie Kessler. Premiado no festival Hamptons International, "Montauk" explora na trama experimentos secretos promovidos pelo governo, um dos motes de "Stranger Things".

Matt e Ross Duffer chegam ao Globo de Ouro 2018 - Getty Images - Getty Images
Matt e Ross Duffer no Globo de Ouro 2018
Imagem: Getty Images

Na ação, Kessler afirma ter ficado perplexo após o lançamento da série, em 2016, afirmando que Matt e Ross Duffer não só se apropriaram de seu roteiro como haviam batizado a atração, em um primeiro momento, como "The Montauk Project", no que seria uma clara referência a seu trabalho.

O produtor afirma ainda que, em 2014, durante uma festa no Festival de Cinema de Tribeca, ele e seus agentes apresentaram o conceito de "Montauk" aos Duffer como uma série completa, mas as conversaram não tiveram prosseguimento.

A conversa teria acontecido "dentro das práticas da indústria do entretenimento"; Ou seja, os irmãos não poderiam divulgar, usar ou aproveitar as ideias contadas por Kessler sem a sua permissão ou sem oferecer-lhe uma compensação. O diretor quer indenização em dinheiro com reparação de danos materiais.

Veja abaixo trecho do curta.