Topo

Dias após romper com Cannes, Netflix pode comprar filme que abre o festival

Penélope Cruz e Javier Bardem em cena de "Todos lo Saben", do iraniano Asghar Farhadi Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/05/2018 15h03

A Netflix anunciou oficialmente no último sábado (5) sua ruptura com o Festival de Cannes. E o jogo entre o novo e o tradicional deve seguir curioso caso a gigante do streaming compre os direitos de distribuição de "Todos lo Saben", filme com Penélope Cruz e Javier Bardem que abre a edição deste ano do tradicional festival de cinema francês.

Ainda sem distribuidora, o drama de língua espanhola dirigido pelo premiado iraniano Asghar  Farhadi abre a competição pela Palma de Ouro nesta terça-feira (8). Em "Todos lo Saben", Javier Bardem interpreta o viticultor Paco. Ele vai se encontrar com a namorada, Laura (Penélope Cruz), por ocasião de um casamento em seu povoado natal espanhol, mas um drama familiar irá alterar os festejos.

Veja também

Mesmo sem filmes na competição oficial ou paralela, a Netflix enviou seus executivos a Cannes para adquirir novos títulos que podem ser revelados nesta edição. A Variety aponta outros interessados em "Todos lo Saben", mas dá como possível a compra pelo serviço que boicotou o festival.

A polêmica não é nova. Tudo começou bem, quando Cannes incluiu no ano passado, pela primeira vez na competição, dois filmes da Netflix, "Okja", do sul-coreano Bong  Joon-ho, e "The Meyerowitz  Stories", de Noah  Baumbach. 

O desentendimento começou quando a gigante do streaming se recusou a aplicar a lei francesa, que exige que as plataformas esperem três anos entre a estreia de seu filme nas salas de cinema e a difusão para seus assinantes. E decidiu então não exibir os filmes nos cinemas franceses.

Diante da ascensão das salas de cinema, os organizadores do Festival de Cannes decidiram estabelecer uma nova regra: qualquer filme em competição deverá ser exibido na grande tela.

O que acontece agora é que, mesmo com a ruptura, a Netflix ainda pode comprar a distribuição de filmes que ganhem destaque em Cannes. E acabar com o direito de um filme do porte de "Todos lo Saben", por exemplo, que curiosamente abre o festival boicotado pela empresa que possivelmente o distribuirá.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dias após romper com Cannes, Netflix pode comprar filme que abre o festival - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade