Academia do Oscar expulsa Bill Cosby e Roman Polanski da organização
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação do Oscar, divulgou um comunicado nesta quinta-feira (3) confirmando a expulsão do ator e comediante Bill Cosby e do diretor Roman Polanski.
No comunicado, a Academia afirmou que a expulsão ocorreu de acordo com o seu código de conduta. O novo código foi divulgado logo após os escândalos envolvendo o produtor Harvey Weinstein.
O comediante Bill Cosby foi condenado recentemente por estupro após drogar Andrea Constand, ex-gerente de operações do departamento de esportes da Temple University, em sua casa, em 2004. O artista foi denunciado por 50 mulheres, mas até o momento somente o caso de Andrea foi a julgamento.
O diretor Roman Polanski, dono de um Oscar por "O Pianista" (2003), foi condenado por estupro de uma menor de idade nos anos 1970 e pode ser preso caso viaje para os Estados Unidos. Ele não visita o país há mais de duas décadas. Polanski continua fazendo filmes na Europa. Seu mais recente trabalho, "Baseado em Fatos Reais", estreou recentemente no Brasil.
Ainda no comunicado, a Academia pede que seus membros mantenham os valores de respeito pela dignidade humana.
O novo código de conduta da Academia diz ainda que as pessoas que usarem o seu status, poder ou influência para abusar de outras pessoas, ou violar os padrões da decência, poderão ser expulsos. Em outubro do ano passado, Harvey Weinstein foi um dos primeiros a ser expulso.
Outro lado
O advogado de Polanski, Harland Braun, disse à revista "Variety" que o diretor não teve a oportunidade de se defender da Academia, o que representaria uma violação do novo código de conduta da instituição.
"É um exemplo muito ruim Parece errado apenas expulsar alguém e tomar uma decisão sem conhecer todos os fatos", afirmou. "Ele aceitou a responsabilidade e se desculpou com a mulher. Ela aceitou seu pedido de desculpas. É uma coisa muito ignorante a se fazer ".
A defesa de Bill Cosby ainda não se pronunciou sobre a expulsão.
Sabe-se agora que quatro membros da Academia foram expulsos pela organização. O produtor Harvey Weinstein foi expulso em outubro após diversas mulheres o acusarem de décadas de má conduta sexual. Weinstein, de 66 anos, negou ter tido relações sexuais não consensuais com qualquer pessoa.
O ator Carmine Caridi foi expulso em 2004 por distribuir cópias de filmes que são enviadas para integrantes da Academia.
*Com agências internacionais de notícias
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.