Topo

Após polêmica com Simpsons, ator que faz Apu diz que aceita deixar o papel

Apu, personagem dos Simpsons - Reprodução
Apu, personagem dos Simpsons Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/04/2018 08h50

A polêmica com o personagem Apu e o preconceito com os indianos em "Simpsons" fez o ator Hank Azaria vir a público dar sua posição sobre o assunto. E ele afirmou, em entrevista ao "Stephen Colbert’s The Late Show" que pode até deixar o papel.

Azaria afirmou que a polêmica o fez refletir sobre o assunto e deixou claro que deixaria o posto de dublador de Apu para dar oportunidade a alguém com origem indiana ou do sul da Ásia.

"Eu pensei muito nisso. Muito mesmo. E meus olhos foram abertos. Eu acho que o mais importante é escutar as pessoas de origem indiana neste país e suas experiências. Ouvir as vozes deles significa incluí-los na sala dos roteiristas. Eu realmente quero ver indianos e pessoas do sul da Ásia nas salas de roteiro, informando em que direção o personagem pode seguir", afirmou Azaria, que também dubla outros personagens.

"Eu estou perfeitamente disposto a sair e ajudar a fazer uma transição para algo melhor. Espero que os Simpsons façam isso. É o que eu sinto que é a coisa certa a fazer agora", afirmou ele.

O tratamento dado a Apu vem sendo criticado desde que um documentário criado por Hari Kondabolu abordou o assunto e questionou tanto o estereótipo indiano, quanto o fato de ele ser dublado por alguém imitando o sotaque dos asiáticos. Os Simpsons responderam no desenho, mas não de forma satisfatória, com Lisa entregando o recado e citando apenas que antes o estereótipo era "politicamente incorreto". O tom trouxe mais críticas ao desenho.