Topo

Spoiler é vilão? Por que alguns fãs querem saber tudo de "Guerra Infinita"

Vingadores: Guerra Infinita - Chuck Zlotnick/Marvel - Chuck Zlotnick/Marvel
Alerta de spoiler: Já sabe, né? O terceiro ato vai ser todo em Wakanda (esse é cortesia do chefão da Marvel, Kevin Feige, em pessoa)
Imagem: Chuck Zlotnick/Marvel

Natalia Engler

Do UOL, em São Paulo

16/04/2018 04h00

A Marvel não foi a primeira a levantar a voz contra os spoilers, mas talvez tenha sido a primeira vez em que o marketing de uma superprodução incorporou um pedido desse tipo. Atenção fãs que já viram trechos de "Vingadores: Guerra Infinita" ou que vão assistir ao filme nas primeiras sessões: eles não querem que vocês contem nada a ninguém!

O apelo veio diretamente dos diretores Joe e Anthony Russo, e foi ecoado por várias das estrelas do filme, espalhadas pelo mundo em turnês de divulgação: "Não estrague [a história] para os outros, da mesma maneira que você gostaria que não estragassem para você".

"Guerra Infinita" vai finalmente reunir dezenas de heróis e traz a ameaça mais real que o universo Marvel no cinema já sofreu, com o psicopata intergaláctico Thanos invadindo a Terra. Mas será que toda essa campanha é mesmo para garantir a melhor experiência para o público? E saber detalhes da trama estraga mesmo a brincadeira?

Vingadores 1 - Divulgação - Divulgação
Alerta de spoiler: Não veja as fotos dessa matéria se não quiser saber detalhes de "Guerra Infinita". Um exemplo? Sim, Nova York vai ser destruída, de novo...
Imagem: Divulgação

A verdade é que existem muitos fãs que gostam de se preparar o máximo possível antes da estreia de um filme, e as mais de 224 milhões visualizações dos dois trailers de "Guerra Infinita" só provam isso.

"Prefiro saber o máximo que puder, tanto que já fui atrás de informações antes mesmo do lançamento e li todas as HQs sobre essa saga", conta a analista financeira Anne Michelly da Silva, 33. "Para mim, spoiler não estraga em nada, só aguça minha curiosidade. Fico imaginando como desenrolou a história até chegar no que fiquei sabendo, se realmente o que está no filme foi fiel às histórias e à essência do personagem".

Veja também

Anne não está sozinha. "Eu não tenho nenhum problema com spoiler, acho até bom estar um pouco mais informada", conta a estudante Giovanna de Lira Moutinho, 19. "Gosto de spoiler porque me deixa preparada para o que vou assistir. Para mim, não perde nenhuma graça, só me deixa com mais vontade de assistir".

Estar preparado talvez seja a questão chave para quem quer saber mais, mesmo aqueles fãs que em geral não gostam de spoilers. "Acho que o único spoiler bom, especificamente sobre franquias como a Marvel, é saber quando um ator ou atriz vai sair [como o Chris Evans anunciou que vai], porque a gente vai se preparando psicologicamente", acredita a nutricionista Aline Veiga, 29.

"Se eu souber quem morre em 'Guerra Infinita', me sinto mais preparada para ver o que virá a seguir", concorda a estudante Beatriz Sabino, 15, que costuma fugir dos spoilers, mas gosta de saber alguns detalhes, como por exemplo se o filme segue os gibis fielmente. "Eu não me incomodo de ver um filme mesmo sabendo quem morre no final, o que aconteceu quando fui ver 'Star Wars: O Despertar da Força'. Ouvir não é ver, e, mesmo sabendo que Han Solo morria, eu chorei na sessão", relembra.

Conforto para o público

E, mais do que proteger segredos do filme ou a experiência de seus fãs, talvez o que a Marvel queira com a campanha "Thanos pede seu silêncio" seja justamente preparar o público para eventos que devem sacudir o universo dos super-heróis.

Vingadores: Guerra Infinita - Divulgação - Divulgação
Alerta de spoilers: Thor vai aprontar altas confusões galáticas com esses guardiões do barulho
Imagem: Divulgação

"Cada vez que eles lançam um 'não revele spoilers do filme', ou 'o nome do quarto filme vai assustar muita gente', é tudo parte de uma estratégia para deixar as pessoas preparadas para alguma coisa bombástica que aparece nesse filme, mas que vai nos informar dos filmes futuros", acredita o blogueiro de cinema do UOL Roberto Sadovski.

"Falar isso já é para ficarmos ligados de que vai ter alguma coisa bombástica, porque as pessoas preferem assistir a filmes e séries quando elas têm um conhecimento do que vai acontecer. O que é engraçado, porque é por isso que trailers às vezes entregam mais do que deveriam, porque as pessoas gostam de conforto. Então, talvez seja um conforto para o público ir assistir a 'Guerra Infinita' sabendo que alguma coisa muito punk vai rolar. Lá no inconsciente, a pessoa já fica preparada", completa.

A verdade é que toda essa ação é parte de uma gigantesca estratégia de marketing. "Parte do plano da Marvel depende de um crescendo", continua Sadovski. "Cada filme, cada coisa que eles lançam, obedece a um padrão de construção de empolgação. O que eles querem, acredito eu, quando pedem para segurar os spoilers, é justamente para não estragar os filmes que estão por vir".

Virando a casaca

Do outro lado do ringue há também os fãs que em geral não se importam com spoilers, mas mudam de ideia quando o assunto é um filme da proporção de "Guerra Infinita", onde vão culminar dez anos de histórias dos heróis da Marvel.

"A maioria dos filmes, eu não ligo [para spoilers], mas esse grande evento eu definitivamente vou ficar muito brava se receber algum spoiler", confessa a publicitária Dunia Ahmad, 20, que concorda com a campanha do estúdio. "É um filme que as pessoas esperam desde sempre, não apenas aqueles que foram assistir ao primeiro filme do Homem de Ferro com 10 anos e agora, com 20, vão ver o fim de tudo isso, mas também aqueles que acompanham os quadrinhos e sabem quão incrível e importante a Saga do Infinito é".

Vingadores: Guerra Infinita - Divulgação - Divulgação
Alerta de spoiler: É culpa da Marvel se a gente já sabe que Thanos vai conseguir por as mãos em pelo menos duas Joias do Infinito
Imagem: Divulgação

"Eu sou do tipo que não liga muito para spoilers, mas quando o filme é grandioso e importante, tal qual 'Guerra Infinita', eu tento evitar o máximo de busca por informações", concorda o estudante Sávio Jorge Gaspar de Castro, 16. "Saber das reviravoltas de um filme antes de assistir é bem chato, faz com que não tenhamos o impacto da surpresa".

Há também aqueles que "viraram a casaca" de vez. "Acho que, na medida certa, os spoilers podem instigar a curiosidade do espectador”, diz a fotógrafa Marina Paixão Maeski, 21. "Eu costumava não ligar muito para spoilers, mas depois de ter assistido a 'Star Wars: O Despertar da Força' sabendo o menos possível da história e perceber que a experiência foi muito mais emocionante, decidi fugir dos spoilers. Evito até ler críticas".

Marina também tem um argumento convincente para que os fãs segurem a ansiedade e não saiam contando para os coleguinhas o que acontece em "Guerra Infinita": "Nem todo mundo consegue assistir ao filme no fim de semana de estreia, muita gente não consegue nem assistir no cinema. Então, se você tem um pouco de empatia com essas pessoas, seria ótimo não sair dando detalhes da história do filme por aí sem nenhum aviso prévio".