Topo

Filme sobre impeachment de Dilma lança teaser, após ser destaque em Berlim; veja

Cena do documentário "O Processo", sobre o impeachment de Dilma Rousseff - Divulgação
Cena do documentário "O Processo", sobre o impeachment de Dilma Rousseff Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/04/2018 12h08

Um dos destaques do Festival de Berlim, em fevereiro, o filme “O Processo” ganhou um teaser antes de estrear nas salas brasileiras. O documentário trata do processo que levou à saída de Dilma Rousseff da presidência.

O longa, de Maria Augusta Ramos, será exibido no Festival É Tudo Verdade, no Programa Especial, em São Paulo, no dia 15 de abril, e no Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de abril. O filme chega às salas de cinema no dia 17 de maio.

Em Berlim, o filme foi escolhido pelo público como terceiro melhor documentário da mostra Panorama, a segunda mais importante do evento.

O teaser destaca o clima polarizado na época da votação do impeachment na Câmara dos Deputados, mostrando as escolhas dos deputados e intercalando com os movimentos na rua pró e contra Dilma.

Maria Augusta dirigiu filmes como "Futuro Junho" (2015), "Seca" (2015), "Juízo" (2013), "Morro dos Prazeres" (2013), "Justiça" (2004) e "Desi" (2000). Para “O Processo, ela acompanhou os passos do impeachment de Dilma, em Brasília, somando 450 horas de material filmado. Sem entrevistas, ela usa coletivas de imprensa, votações no Senado e Câmara e o que mais pôde testemunhar nos bastidores e que não vieram a público pela imprensa. Segundo ela, o filme busca mostrar  a profunda crise política e o colapso das instituições democráticas no país.

Assista ao teaser: