Topo

Pearl Jam divulga pôster de show no Rio com tucano armado: "Homenagem às favelas"

A banda Pearl Jam  em show estádio do Morumbi, em São Paulo, em 2015 - Flavio Florido/UOL
A banda Pearl Jam em show estádio do Morumbi, em São Paulo, em 2015 Imagem: Flavio Florido/UOL

Do UOL, em São Paulo

21/03/2018 13h02

O Pearl Jam tem uma tradição de produzir um pôster para cada local onde faz seus shows - a exemplo de outras bandas, como Foo Fighters. Nesta quarta-feira, dia do show no Maracanã, no Rio de Janeiro, o grupo divulgou nas redes sociais um cartaz para a apresentação e dedicou "às pessoas das favelas da cidade".

A imagem traz em primeiro plano um tucano armado, com um fio amarrado ao bico para efetuar os disparos, além de outras aves também com armas. No fundo, uma favela.

Em uma nota referente ao pôster, assinado pelo responsável pela imagem, o artista Ravi Zupa, é explicado que "essa obra é uma homenagem ao Rio de Janeiro - em particular às pessoas das favelas da cidade, que, apesar da desigualdade obscena, encontram formas de construir uma cidade nas encostas dos morros."

LEIA MAIS

Ele adiciona: "A inspiração para as aves veio das absurdas e não-naturais criações de Hyeronimus Bosch, no século 15. Eu me inspirei para os desenhos desse pôeter em espécies nativas do Brasil (tucano, arara e bentevizinho-de-penacho-vermelho)".

O Pearl  Jam é uma banda que costuma se engajar em causas humanitárias - eles, por exemplo, promovem reflorestamento em locais em que fazem shows, para neutralizarem seus gastos de carbono. No Rio, no último domingo, Katy Perry também lembrou o estado crítico do Rio, ao homenagear a vereadora Marielle Franco, morta dias antes.

Mais shows

Além do show no Rio, o Pearl Jam e seu vocalista, Eddie Vedder, tem mais apresentações pelo Brasil. A banda toca em São Paulo, no Lollapalooza, no sábado. Eddie Vedder tem três shows solos também em São Paulo, no Citibank Hall, dias 28, 29 e 30 de março.