Topo

Brasil se destaca no Teddy Award, prêmio gay paralelo ao Festival de Berlim

Cena do filme "Tinta Bruta", premiado no Teddy Award, em Berlim Imagem: Divulgação

Bruno Ghetti

Colaboração para o UOL, em Berlim

23/02/2018 19h47

O Brasil pode não ter tido em 2018 filmes na disputa pelo Urso de Ouro, principal prêmio no Festival de Berlim, mas foi o grande destaque na premiação paralela dos Teddy Award. O troféu, o mais prestigiado no mundo entre os destaques do cinema com temática LGBT, contemplou duas produções nacionais em suas principais categorias.

O prêmio de melhor longa de ficção ficou para o filme "Tinta Bruta", dos cineastas gaúchos Filipe Matzembacher e Márcio Reolon. A trama mostra um rapaz que faz performances eróticas pela internet com o corpo coberto de tinta – ao descobrir que outro homem está imitando sua mesma técnica, o jovem decide procurá-lo.

Na categoria melhor documentário, o eleito foi "Bixa Travesty". O filme de Kiko  Goifman e Cláudia Priscila mostra shows e a intimidade da cantora trans paulistana Linn da Quebrada, que apresenta no palco um mix de performances provocativas e discursos ressaltando os direitos das travestis e transexuais.

O Brasil ainda apareceu indiretamente em outras duas categorias. O Prêmio do Júri foi entregue a "Obscuro Barroco", documentário da cineasta grega Evangelia Kranioti que propõe uma visão poética sobre transexuais do Rio de Janeiro.

Veja também

Linn da Quebrada participa no Festival de Berlim com "Bixa Travesty" Imagem: Reprodução/Instagram/linndaquebrada

E um filme com capital brasileiro, co-produzido com Paraguai, Uruguai e outros três países europeus, levou o Teddy Mannschaft Readers’ Award. A láurea, conferida por leitores de um dos sites LGBT mais acessados da Alemanha, foi atribuída ao filme do paraguaio Marcelo Martinessi, que narra a história de uma lésbica depressiva que precisa reinventar sua rotina depois que sua mulher vai parar na cadeia.

Os prêmios foram entregues no início da noite (de Berlim) desta sexta-feira (23). A cerimônia com a entrega do Urso de Ouro e demais prêmios da mostra competitiva oficial do evento será no sábado (24), a partir das 19h na hora local (15h, no horário de Brasília).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasil se destaca no Teddy Award, prêmio gay paralelo ao Festival de Berlim - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade