Topo

Filmes e séries

Por "Star Wars" da diversidade, campanha pede Ava DuVernay na direção

Reuters
Ava Duvernay é diretora de "Selma" e "13ª Emenda" Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/02/2018 16h58

Um abaixo-assinado tem circulado nas redes sociais pedindo a diretora Ava DuVernay no comando de um filme da franquia Star Wars.

Ava é uma das diretoras negras de maior prestígio de Hollywood desde quando emplacou o filme “Selma” na corrida ao Oscar em 2015. O próximo projeto da cineasta, “Uma Dobra no Tempo”, é uma fantasia de grande orçamento dos estúdios Disney, mas para quem assinou a petição, é necessário chamar ainda mais atenção à diversidade -- principalmente dentro de um universo tão icônico como o de Star Wars.

O pedido reúne mais 3,8 mil assinaturas e vem à tona após um levantamento feito pela revista “Variety” mostrar que 96% das pessoas envolvidas criativamente nas grandes franquias são homens brancos.

Embora Star Wars tenha voltado à cena com personagens mais diversificados em “O Despertar da Força” (2015), o levantamento mostra que das 24 pessoas envolvidas na parte criativa (entre direção e roteiro) nos 41 anos da saga 23 são homens brancos. Apenas a roteirista Leigh Brackett, de “O Império Contra-Ataca” (1980), é uma mulher branca. Nunca houve um profissional negro desempenhando nenhum desses papéis em um filme de Star Wars.

Sarah Rose, autora da petição, que também é advogada das causas LGBTQ, afirma: "Até Rian Johnson [diretor de ‘Star Wars: Os Últimos Jedi’] declarou publicamente que adoraria vê-la em um filme da Star Wars. A Disney já colocou sua confiança nela para o próximo filme ‘Uma Dobra no Tempo’, e ela demonstrou claramente que é capaz de lidar com um filme de grande orçamento. Diga à Disney que dê à Ava esse reino e que ela nos leve a uma galáxia muito, muito distante."

Nova triologia

Como prova do relatório divulgado pela "Variety", a Disney anunciou no início deste mês mais uma dupla de homens branco no mais alto posto da franquia. Os novos projetos agora serão comandados por David  Benioff e D.B. Weiss, responsáveis por adaptar "Game of Thrones" para a televisão.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!