Topo

Famosos prestam homenagens à atriz Ruth Escobar

Do UOL, em São Paulo

05/10/2017 16h01

Famosos e jornalistas envolvidos com o teatro prestaram homenagens a Ruth Escobar, poucos minutos depois da confirmação da morte da atriz, ocorrida nesta quinta-feira (5). A artista de 82 anos estava internada no Hospital 9 de Julho, em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Em contato com a reportagem do UOL, a atriz Camila Mota, que interpretou Ruth Escobar no teatro Oficina, no ano passado, disse ter recebido a notícia com muita tristeza.

"Soube da morte da Ruth há cerca de 20 minutos. Uma coisa muito triste. [A minha relação com ela] foi muito mais do que uma amizade, foi uma incorporação. No teatro, ela tinha algo obsessivo, um fogo marcante, o que é maravilhoso. Me falaram agora há pouco que ela tinha morrido. Eu disse 'não, ela continua viva em mim'. Eu quero viver a Ruth para sempre", declarou Camila.

Aguinaldo Cunha, ex-presidente da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), ressaltou a importância da artista para a história do teatro brasileiro.
 
"Ruth Escobar foi uma das maiores empresárias teatrais do teatro brasileiro durante três décadas. Foi a responsável pela montagem de 'O Balcão e Cemitério de Automóveis', a grande empresária dos festivais internacionais de teatro. Sua importância compara-se à de Franco Zampari, o fundador do glorioso TBC. Lamento profundamente sua morte, embora saiba que sua doença, infelizmente, era irreversível", disse ele ao UOL.

 

No Facebook, o ator João Carlos Couto também homenageou a atriz. "Ruth Escobar descansou. Depois de uma longa batalha, Ruth partiu hoje, no começo da tarde, para uma nova vida! Faleceu no hospital e seu velório será no Teatro Ruth Escobar em horário a ser confirmado pelos filhos.Muitas saudades de você com quem trabalhei muitos anos e convivi como amigo. Descanse!", afirmou.

Em seu Twitter, a atriz Mika Lins também se despediu da amiga. "Ruth Escobar fez muito pelo teatro brasileiro . Cada festival nos tirava de uma ilha de provincianismo", escreveu a atriz, encerrando a mensagem com a hashtag #RIP.

"Ruth Escobar é nome fundamental da resistência do teatro brasileiro nos anos de chumbo da ditadura, com sua força e coragem em produzir grandes espetáculos, repletos de ousadia em todos os sentidos. Ruth ainda teve papel pioneiro na internacionalização de nossas artes cênicas, promovendo o diálogo do teatro brasileiro com companhias e artistas do mundo todo nos festivais que organizava e que até hoje são referência. O teatro brasileiro deve muito a Ruth Escobar. Que descanse em paz," afirmou Miguel Arcanjo Prado, crítico da APCA.

Ator que participou recentemente em "Êta Mundo Bom", da Globo, Celso Frateschi disse que cada artista de teatro deve a Ruth Escobar. "Faz falta tua ousadia. As polêmicas que sempre gerou. Tua coragem pessoal desconcertante. Os teatros do mundo que nos mostrou. Um pouco de cada artista de teatro devemos a você."

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também lamentou a morte da artista dizendo que "recebi com pesar a notícia da morte de Ruth Escobar. Ícone do teatro, ela escreveu, com coragem, seu nome na história da cultura brasileira."

Nascida como Maria Ruth dos Santos Escobar, em 31 de março de 1936, na cidade do Porto, em Escobar, a atriz chegou ao Brasil em 1951. Nas décadas de 60 e 70 protagonizou ou montou peças de sucesso, como "Mãe Coragem e Seus Filhos".