Topo

Ruth Escobar, atriz e produtora cultural, morre aos 82 anos

Do UOL

Em São Paulo

05/10/2017 15h04Atualizada em 06/10/2017 08h12

Morreu nesta quinta-feira (5) por volta das 13h30 a atriz e produtora cultural Ruth Escobar, aos 82 anos de idade, um dos grandes nomes do teatro brasileiro. A informação foi confirmada pela Associação de Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo (Apetesp). Ela, que sofria de Mal de Alzheimer, estava internada no Hospital 9 de Julho, em São Paulo. O velório acontece no teatro que leva o nome da artista, na capital paulista, e o enterro está marcado para sexta-feira (6) às 11h. 

"Ruth Escobar é nome fundamental da resistência do teatro brasileiro nos anos de chumbo da ditadura, com sua força e coragem em produzir grandes espetáculos, repletos de ousadia em todos os sentidos. Ruth ainda teve papel pioneiro na internacionalização de nossas artes cênicas, promovendo o diálogo do teatro brasileiro com companhias e artistas do mundo todo nos festivais que organizava e que até hoje são referência. O teatro brasileiro deve muito a Ruth Escobar", disse Miguel Arcanjo Prado, crítico da APCA e blogueiro do UOL.

Nascida como Maria Ruth dos Santos Escobar, em 31 de março de 1935, na cidade do Porto, em Portugal, a atriz chegou ao Brasil em 1951. Depois de uma viagem para a França, onde fez cursos de interpretações, ela voltou ao Brasil e montou a companhia Novo Teatro. Em 1963 ela criou a sua própria casa de espetáculos.

Nas décadas de 60 e 70 protagonizou ou montou peças importantes, como "Mãe Coragem e Seus Filhos", "Antígone América", "Males da Juventude", "Cemitério de Automóveis", "O Balcão" e "As Fúrias". Nos anos 80, afastou-se um pouco do teatro e cumpriu dois mandatos como deputada estadual em São Paulo.

Ela voltou aos palcos nos anos 90, em uma encenação de "Relações Perigosas". Em 2000, foi diagnosticada com o mal de Alzheimer. A doença avançou nos últimos anos, comprometendo a memória da atriz.