Topo

Descentralizada, Virada Cultural começa neste sábado com Daniela Mercury

Do UOL, em São Paulo

20/05/2017 04h00

A cantora baiana Daniela Mercury abrirá neste sábado, às 18h, no Sambódromo do Anhembi, a 13ª edição da Virada Cultural. O evento, que é gratuito, vai até às 18h de domingo e neste ano será descentralizado.

No mesmo palco de Daniela, apelidado de "praia de paulista" também se apresentarão Fafá de Belém (0h30) e o Olodum (às 13h de domingo). A programação no local será encerrada com os Titãs, a partir das 16h30.

Com tantas atrações (cerca de 900), o UOL preparou um guia para tirar todas as dúvidas do evento. Quer saber o que mudou? Se vai ser seguro? Como ir? E o que levar? Explicamos tudo aqui.

Ao contrário dos outros anos, a Virada perdeu os grandes palcos do Centro. As grandes atrações agora estão em outras zonas da cidade. No Parque do Carmo, na Zona Leste, por exemplo, a campeão do Carnaval de São Paulo, a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, se apresentará neste sábado a partir das 22h. No domingo, o lugar receberá shows Diogo Nogueira e Alcione. 

Do outro lado da cidade, o Autódromo de Interlagos abrigará shows para os mais novos, com MC Gui, cia Pia Fraus com Bichos do Brasil, além de oficinas de pipas, peão e pintura.

Centro da cidade

Mas o Centro continua importante na Virada, com shows no Vale do Anhangabaú, no Copan, e na avenida São João. Os grupos É o Tchan e Molejo, por exemplo, vão partir da Rua Barão da Itapetininga em cortejo pelo Centro, passando pelas avenidas Ipiranga e São João cantando os inesquecíveis sucessos dos anos 90.

A esquina mais famosa do Brasil abrigará também um tablado que homenageará os 120 anos de Pixinguinha, com atrações de Rita Braga e Douglas Germano.

Ficou perdido com tantas atrações? Não se preocupe. Preparamos uma galeria especial com o horário e os locais das atrações mais aguardadas.

Fique ligado! A equipe do UOL estará nos principais polos da Virada e durante o final de semana publicará uma série de reportagens com o que funcionou e o com o que não deu certo.