Entretenimento

Marvel cancela capa alternativa de novo "Homem de Ferro" após críticas

Divulgação/Marvel
Capa alternativa da Marvel para "Invincible Iron Man", que traz Riri Williams no posto do Homem de Ferro. Ela foi desenhada por J. Scott Campbell Imagem: Divulgação/Marvel

Do UOL, em São Paulo

22/10/2016 11h04

Uma capa alternativa da nova edição do “Homem de Ferro”, que traz a jovem Riri Williams assumindo o posto de Tony Stark, foi cancelada pela Marvel na última sexta-feira (21). A ilustração do artista J. Scott Campbell, que trazia Riri de barriga de fora, foi alvo de críticas nas redes sociais por sexualizar a personagem, que tem 15 anos.

A capa havia sido feita exclusivamente para a Midtown Comics, uma loja de Nova York, em duas versões: uma com armadura, que continua à venda, e outra sem. A polêmica começou na última quinta, quando as imagens foram reveladas ao público e fãs acusaram Campbell de sexualizar a personagem.

No Twitter, foi lançada uma campanha com a hashtag #TeensThatLookLikeTeens (adolescentes que parecem adolescentes, em tradução livre), que motivou artistas a postarem desenhos em que Riri aparentava ser mais jovem. Sites americanos especializados em cultura pop também criticaram a ilustração. Um deles, o Mary Sue, publicou um texto sobre o caso com o título “Querida Marvel, pare de sexualizar meninas adolescentes como Riri Williams. Com amor, todo mundo”.

Na sexta, a capa foi oficialmente cancelada. Representantes da Marvel e da Midtown disseram aos sites Vulture e HitFix que a retirada dela foi uma decisão tomada em conjunto.

No Twitter, Campbell disse que não tinha a intenção de tornar a personagem “sexy”. “Talvez depois desse feedback eu teria desenhado a Riri mais nova, mas posso garantir para vocês que ‘sexy’ não era o que eu queria”.

“A decisão de hoje foi infeliz. Simplesmente tentei desenhar uma mulher jovem, atrevida e que está chegando à maioridade. Mas eu não culpo a Midtown ou a Marvel. E eu aprecio muito o apoio que recebi após essa falsa polêmica”, completou. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo