Artista traz a SP exposição com impressionantes obras em 3D feitas de Lego
Mais de 1 milhão de bloquinhos de Legos foram usados nas 83 impressionantes esculturas em 3D feitas com o brinquedo que serão expostas, pela primeira vez na América Latina, a partir desta quinta (11), na Oca do Ibirapuera. “The Art of the Brick” (“A arte do bloquinho, em tradução livre”), do norte-americano Nathan Sawaya, transforma em arte a brincadeira de transformar as peças em objetos.
Quem for à mostra não vai encontrar personagens de filmes, espaçonaves ou castelos, como os que são reproduzidos nas lojas do brinquedo. Advogado que abandonou uma proeminente carreira em Nova York, Sawaya começou reproduzindo pontos turísticos para a marca, mas resolveu transformar o hobby em arte.
"Já criei o set da Estátua da Liberdade para a Lego, foi legal ver aquilo nas lojas, mas não gostei muito do processo. Gosto de produzir peças em grande escala e, dificilmente, peças como essa seriam viáveis para comercialização. Também é uma forma de manter isso como arte", disse, em entrevista ao UOL nos Estados Unidos em junho.
“The Art of the Brick” faz uma espécie de retrospectiva da carreira do artista, que começou reproduzindo obras de arte universalmente conhecidas, como “O Pensador”, de Rodin, a “Vênus de Milo”, “O Grito”, de Edvard Munch e “O Beijo”, de Gustav Klimt.
A mostra segue por outras criações do artista, entre figuras humanas e outras esculturas enormes, como o impressionante esqueleto de T-Rex de 6 metros de comprimento feito com 80.020 blocos, uma nadadora que mergulha em um mar de peças azuis ou "Yellow", que mostra um homem abrindo o peito e transbordando parte de seus 11.014 blocos de Lego amarelos, uma das mais icônicas do trabalho de Sawaya.
Lançada em 2007 na cidade norte-americana de Lancaster, na Pensilvânia, a exposição já ocupou mais de 80 museus e espaços nas principais cidades americanas, e foi vista por mais de 10 milhões de visitantes em países como Bélgica, Holanda, Irlanda, China, Israel, Singapura, França, África do Sul, Austrália, Suíça e Espanha.
Em São Paulo, ocupará um espaço de 1.771 m² da OCA de 11 de agosto e 30 de outubro. Em seguida, segue para o Rio de Janeiro, onde fica em cartaz de 11 de novembro e 15 de janeiro, no Museu Histórico Nacional.
Como parte da exposição, uma área para brincar e construir peças com os tijolos coloridos será montada, onde crianças e adultos poderão participar de atividades lúdicas com recreadores.
The Art of the Brick
Quando: 11 de agosto a 30 de outubro de 2016 - terça a domingo, das 11h às 20h
Onde: Oca - Museu da Cidade de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3, S/n - Ibirapuera)
Quanto: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Vendas: www.ingresse.com e na bilheteria da Oca
Mais informações: www.ngresse.com ou (11) 4933 6661
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.