Topo

Febre no Japão, bonecos Tsum Tsum conquistaram o público da Comic-Con

James Cimino

Colaboração para o UOL, em San Diego (EUA)

25/07/2016 12h48

Dois anos atrás, na San Diego Comic-Con, filas e mais filas se formavam no stand dos bonecos Funko, aqueles bonecos cabeçudos de vinil que imitam personagem de absolutamente todas as franquias populares do cinema e da TV. Neste ano, no entanto, um novo tipo de brinquedo roubou as atenções (e o dinheiro, claro) de crianças e adultos que compareceram ao evento. Eles se chamam Tsum Tsum —que em japonês, segundo uma compradora, quer dizer “empilha-empilha”.

Tsum Tsum - James Cimino/UOL - James Cimino/UOL
Kaycey Bui, 21, adora os bonequinhos Tsum Tsum porque pode dormir agarradinha com eles
Imagem: James Cimino/UOL

Feitos de pelúcia em sua maioria, os Tsum Tsum seguem o mesmo modelo de negócio dos Funkos. Têm em diversos tamanhos, são baratos (US$ 5 em média, os menores, feitos de vinil, e US$ 25 os maiores, em pelúcia), facilmente acumuláveis e também imitam personagens de franquias. Neste caso, no entanto, apenas as franquias da Disney, o que inclui o próprio estúdio, Pixar, LucasFilm e Marvel.

Outro aspecto que Funkos e Tsum Tsum têm em comum é atrair consumidores ávidos por edições limitadas.

Segundo Natalie Chen, 13, e sua mãe Janet, a cada mês são lançados cerca de oito novos personagens, que após esgotados não são mais encontrados em lugar nenhum. “Eu já tenho mais de 400. Hoje comprei o conjunto do cinema, que tem Minnie, Mickey e Tico e Teco, e o conjunto que tem o Han Solo e o Greedo. Eles são exclusivos aqui da Comic-Con”, diz Natalie.

A mãe emenda: “Acho que eles são como os Funkos. Uma vez que esgota, não tem mais como comprar. Tem que comprar logo que sai na loja da Disney.”

Populares especialmente entre crianças e adolescentes, os Tsum Tsum estavam esgotados já na manhã do domingo (24), último dia da feira e também um dia em que a programação é quase toda voltada aos pequenos.

Segundo um funcionário do stand contou à reportagem, foram vendidos 25 mil de cada conjunto que Natalie levou para casa, ou seja, 50 mil apenas em exclusivos.

Os Tsum Tsum têm outra particularidade: são produto de um jogo da Konami no estilo de Candy Crush, que pode ser baixado em telefones celulares e tablets. “É um jogo em que você combina personagens da Disney, no mínimo três. Foi daí que saíram os bonecos. Eu tenho cinco grandes de pelúcia e onze menores”, diz Jimmy Tran, 22.

O jovem, no entanto, não acredita que eles possam ser comparados aos Funkos porque são limitados ao universo Disney.

Mas o segredo dos Tsum Tsum parece ser mesmo a fofura. Kaycey Bui, 21, disse que adora os bonequinhos porque pode dormir agarradinha com eles.

Janet Chen, 50, disse que já gastou muito dinheiro com a brincadeira, mas mesmo ela não parece resistir: “Eles são muito fofos, vêm em diversos tamanhos e são tão macios… Nem eu resisto.”

Jogo inspirou bonecos Tsum Tsum, febre na Comic-Con

UOL Entretenimento