Topo

Obras pós-impressionistas chegam ao CCBB Rio; veja dicas úteis para visitar

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/07/2016 11h11

Uma das grandes atrações do Centro Cultural Banco do Brasil para 2016 é a exposição "O Triunfo da Cor - O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d'Orsay e do Musée de l'Orangerie", ambos sediados em Paris. Após o sucesso de público em São Paulo, onde recebeu mais de 170 mil visitantes, a mostra chega ao Rio nesta quarta, dia 20 de julho. A entrada é gratuita e a exposição fica em cartaz até outubro de 2016.

Quando passou por São Paulo, o Guia UOL deu três dicas para evitar as grandes filas recorrentes em exposições desse porte. As dicas também valem para a mostra no CCBB Rio, confira:

1 - Agende a visita antes
Para facilitar a entrada do público, o CCBB oferece agendamento virtual das visitas através do site Ingresso Rápido e pelo aplicativo do CCBB (disponível para Android e iOS). Assim, os visitantes poderão planejar o dia e horário do passeio e, principalmente, evitar filas. Os agendamentos já podem ser feitos através do site.

2 - Caso não tenha agendado, chegue cedo
Não deixe para chegar ao museu no período da tarde, quando é maior a probabilidade de estar cheio. Se possível, chegue cedo. A exposição abre às 9h e fica aberta até as 21h.

3 - Evite o fim de semana
A rotina da semana é corrida, nós sabemos. Mas, se possível, evite visitar a exposição no final de semana, quando o museu costuma receber um público maior. Não se trata apenas da fila para entrar, mas o passeio dentro do museu fica mais confortável quando tem menos pessoas na área expositiva. Vale lembrar que o horário de funcionamento é até as 21h, de quarta a segunda-feira.

L'italienne [A italiana], 1887, de Vincent van Gogh (1853-1890), estará na exposição "O Triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d'Orsay e do Musée de l'Orangerie", no CCBB - Musée d'Orsay, Dist. RMN-Grand Palais / Patrice Schmidt - Musée d'Orsay, Dist. RMN-Grand Palais / Patrice Schmidt
L'italienne (1887), de Vincent van Gogh
Imagem: Musée d'Orsay, Dist. RMN-Grand Palais / Patrice Schmidt
Mais sobre a exposição

Com 75 obras de 32 artistas, a curadoria da exposição é assinada pelo presidente do Musée d'Orsay, Guy Cogeval, pelo diretor cultural da Fundación Mapfre, Pablo Jiménez Burillo, e pela curadora do Musée d'Orsay, Isabelle Cahn. Os cariocas poderão ver obras-primas de uma geração de artistas que sucede os impressionistas. Entre os grandes destaques, pinturas de Van Gogh, Gauguin, Cézanne e Matisse poderão ser apreciadas no percurso da exposição.

Dividida em quatro módulos, a exposição apresenta mestres da pintura moderna que promoveram uma revolução estética por meio do uso da cor. No primeiro momento, em "A Cor Científica", o visitante poderá ver obras que usam a técnica de aplicar na tela pontos justapostos de cores primárias. O segundo módulo, "No Núcleo Misteriosos do Pensamento", inclui uma série de obras que refletem a pesquisa realizada por Paul Gauguin e Émile Bernard a partir de uma pintura estética.

No módulo "Os Nabis, profetas de uma nova arte", o público poderá ver obras de artistas menos conhecidos no Brasil, que defendiam a origem espiritual da arte, fazendo uso da cor como elemento transmissor dos estados de espírito. Entre os nabis, obras de Maurice Denis e Vallatton revelam dimensões misteriosas e sobrenaturais através da cor. No último momento da exposição, "A Cor em Liberdade", obras de Cézanne e Gauguin, que buscarão inspirações longe de casa, dividem espaço com obras de jovens artistas do início do século 20.

Serviço
O Triunfo da cor - O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d'Orsay e do Musée de l'Orangerie
Quando:
de 20 de julho a 17 de outubro de 2016. De quarta a segunda, de 9h às 21h.
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro - Rua Primeiro de Março, 66 - Centro.
Quanto: Entrada gratuita. Para agendar seu horário de visita, acesso o site do Ingresso Rápido.
Mais informações: (21) 3808-2020 e www.bb.com.br/cultura