Topo

"Minha imaginação nunca parou", diz J.K. Rowling sobre saga Harry Potter

Do UOL, em São Paulo

05/06/2016 14h09

“Ele tinha 17 anos e só porque eu parei em uma página não significa que minha imaginação estacionou”, defende a escritora de J.K. Rowling, responsável pelo fenômeno literário dos últimos anos, a saga Harry Potter.

Cinco anos depois da última história chegar ao cinema, ela se prepara para revisitar o universo mágico do seu personagem, desta vez na casa dos 30 e no teatro. com a peça "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada".

"É como correr uma longa maratona. Você não pode simplesmente parar na linha de chegada já morto. Eu tinha algum material e algumas ideias e temas, e nós três [o roteirista Jack Thorne e o diretor John Tiffany] fizemos uma história”, contou a autora, em entrevista ao jornal britânico “The Guardian”. A peça terá duas partes que poderão ser assistidas no mesmo dia ou em dias consecutivos, a partir do dia 30 de julho.

Rowling afirma que recebeu convites semanais para que resgatasse a saga. “Fui muito questionada se gostaria de fazer um musical e eu não gosto de musicais", diz ela. "O teatro, por outro lado, eu amo. Acho que é um mundo sedutor - não há nada como ver um ator interpretar ao vivo”. A entrevista foi dada horas depois de Rowling assistir ao ensaio final. “Eles [os espectadores] vão entender por que este foi o meio perfeito para a história".

Sem revelar mais nada sobre a sinopse, a escritora afirmou que seu interesse está, desde o último livro, voltado para Albus Severus, filho de Potter que vai para Hogwarts.

A escritora J.K. Rowling, que aprovou a escolha de atriz negra para o papel de Hermione - Montagem/Reprodução - Montagem/Reprodução
A escritora J.K. Rowling diz que aprovou a escolha de atriz Noma Dumezweni para o papel de Hermione
Imagem: Montagem/Reprodução

"Hermione pode ser uma mulher negra"

A escritora ainda voltou a falar sobre a reação do público quando foi revelada que a personagem de Hermione, vivida por Emma Watson no cinema, seria defendida pela atriz negra Noma Dumezweni. 

"Com toda minha experiência nas redes sociais, eu pensei que idiotas iriam ser idiotas", disparou. "Mas o que você pode dizer? Essa é a maneira como o mundo é. Noma foi escolhida porque era a melhor atriz para o trabalho ".

Enquanto a grande maioria das pessoas respondeu positivamente à escolha do elenco, Rowling ainda lamentou: "Teve um monte de racistas me dizendo que 'ficaram brancos (pálidos)', pois Hermione deveria ser uma mulher branca. Afirmo com bastante firmeza que Hermione pode ser uma mulher negra com a minha bênção absoluta e entusiasmo”.