Topo

"Vitória", dizem artistas sobre volta do Ministério da Cultura

Daniela Mercury foi uma das artistas que se manifestou sobre a recriação do Ministério da Cultura - Marcos Moraes/Folhapress
Daniela Mercury foi uma das artistas que se manifestou sobre a recriação do Ministério da Cultura Imagem: Marcos Moraes/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

21/05/2016 15h06

A decisão do presidente Michel Temer de recriar o Ministério da Cultura, anunciada pelo Ministro da Educação Mendonça Filho neste sábado (21), foi comemorada por artistas nas redes sociais. O ator José de Abreu e a cantora Daniela Mercury classificaram o retorno da pasta como uma "vitória".

Marcelo Calero, nomeado secretário nacional de Cultura na última quarta-feira (18), será o novo ministro. A escolha dele para secretário da cultura já havia sido vista com cautela por membros da classe artística. Alguns dizem considerar as ações do governo Temer ilegítimas.

O rebaixamento do MinC gerou vários protestos da classe artística. Na noite da última sexta-feira, Caetano Veloso e Erasmo Carlos se apresentaram no Palácio Capanema, sede da Funarte do Rio de Janeiro, como forma de apoio aos manifestantes que ocuparam o local. "O MinC não é de nenhum governo ou partido. É do Estado brasileiro", afirmou Caetano.

 

Veja reações dos artistas: